Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PAVIMENTAÇÃO DA BR-319 DIVIDE O GOVERNO LULA

Ministério do Trabalho considera pavimentação da rodovia “viável”. Marina Silva diz que não é, “nem economicamente e nem ambientalmente”

Charge de Mário Adolfo.

Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na segunda-feira (19/08) com um recurso contra a suspensão da licença prévia para as obras de reconstrução e asfaltamento de trecho da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM).

A suspensão foi determinada pela 7ª Vara Ambiental e Agrária da Justiça Federal no Amazonas,  motivada por uma ação civil pública do Observatório do Clima. A AGU argumentou que a manutenção da suspensão da licença pode prejudicar a implementação de políticas públicas e interferir na ordem jurídica, afetando a separação dos poderes da República.

Marina, a pedra no caminho

A suspensão da licença foi considerada um alívio para a ministra Marina Silva que se opõe à BR-319. Em novembro ela declarou que a  rodovia “não é viável economicamente e ambientalmente” .

*

Antes, numa derrota foi imposta à ministra,  um grupo de trabalho do Ministério dos Transportes concluiu eu a “pavimentação da estrada é  viável”.

Prioridade de Lula

Em meio á queda de braço, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse na 3ª feira (20) que o asfaltamento do trecho do meio da BR-319 é uma prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que o governo quer iniciar a operação ainda neste mandato.

*

— É uma prioridade não minha, mas do Ministério dos Transportes. Talvez Manaus seja a única cidade do mundo com mais de 2 milhões de habitantes sem acesso por asfalto –, declarou Renan Filho.

Quem defende

A novela do asfaltamento da BR-319, que cruza regiões preservadas da floresta Amazônica, tem dividido o governo de Lula.

Por um lado, o Ministério dos Transportes e parlamentares da região Norte defendem o asfaltamento completo da BR-319 para reduzir o isolamento de estados como o Amazonas e Roraima.

Quem é contra

Por outro lado, membros da ala ambiental do governo alertam que o asfaltamento da rodovia, sem medidas adequadas de mitigação e governança, pode levar a um aumento descontrolado do desmatamento na Amazônia, comprometendo a defesa do meio ambiente, uma das principais bandeiras do governo petista.

David na frente...

O atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) continuam liderando as pesquisas de intenção de votos.

De acordo com os números do  instituto EAS Consultoria Estatística, divulgados nesta quinta-feira (22/8), David segue na frete com 31,10%.

... Amom logo atrás!

Amom vem logo em seguida, com 23,50%.

Em terceiro lugar, aparecem empatados Roberto Cidade, com 13,10%, e Capitão Alberto Neto, com 12,90%. Esses números são semelhantes aos divulgados no início da semana pelo instituto Ipen.

Quem sabe faz a hora

Já está passando da  hora de Manaus, verdadeiramente, se conectar com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

É o que pensa o candidato do PT a prefeito de Manaus,  Marcelo Ramos (PT).

Candidato no Campus

O candidato petista visitou a instituição na manhã desta quinta-feira (22) para apresentar propostas com foco no dia a dia universitário.

— Atualmente, poder público e universidades pouco conversam, o que precisa mudar urgentemente –, disse Marcelo.

Poder público e ciência

Para Marcelo, a construção de soluções efetivas, tecnológicas, criativas e inovadoras para o desenvolvimento de Manaus devem passar pela Ufam.

— Precisamos criar um ambiente permanente para que a prefeitura possa receber soluções inovadores daquilo que é produzido dentro das universidades em projetos de pesquisas e extensões –, destacou.

É a cara do pai

Gábriella Gáspár ainda está na expectativa do resultado de DNA para provar que Neymar é pai de sua filha, Jázmin Zoé, de 10 anos.

E enquanto espera ela resolveu comparar as semelhanças entre a menina e o jogador.

É a cara do pai 2

A ex-modelo húngara, que afirma ter engravidado após um rápido relacionamento com o atleta em 2013, fez uma montagem com fotos da filha e de Neymar, ainda menino, e compartilhou nos stories do Instagram:

“Filha e pai”, escreveu ela na legenda, em português.

O rapto cão Téo

Vida de cachorro: Rapto do Shin Tzu Téo movimentou a polícia

Policiais civis do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP) resolveram um crime considerado insolúvel.

Recuperaram, nesta quinta-feira (22), um cachorrinho da raça Shih Tzu, chamado ‘Téo’, que havia sido sequestrado dia 2 de agosto de uma casa localizada no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

*

As investigações começaram após a dona do cão informar que Téo havia sido furtado de sua residência pela própria cunhada, enquanto ela estava viajando.

Parte da família

A vítima relatou que o cão era considerado parte da família e que seu desaparecimento causou grande sofrimento.

—Após diligências realizadas pela nossa equipe, descobrimos que a suspeita, de 24 anos, havia furtado o cão e vendido o animal por R$ 200 a um terceiro –, explicou o delegado Osman Nasser, titular do 13º DIP.

*

O animal foi recuperado na manhã de hoje e prontamente devolvido à sua tutora na unidade policial.

Apagão no Acre e Rondônia

Rondônia e Acre ficaram sem energia na tarde desta quinta-feira (22) devido a um apagão.

A Energisa informou que houve evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN) e que caberá ao Operador Nacional do Sistema Elétrico o restabelecimento. Não há prazo.

ÚLTIMA HORA

PARA VEREADOR “JARRA DE SUCO” – A escolha dos nomes pelos candidatos eleições municipais de 2024  tem se tornado um verdadeiro espetáculo à parte

Até a terça-feira, 21 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia registrado mais de 456.310 pedidos de candidaturas que disputarão as eleições municipais de 2024.

. A legislação eleitoral permite que os candidatos escolham como serão identificados na urna, com um nome de até 30 caracteres. No entanto, a escolha deve seguir certas regras: o nome não pode gerar dúvidas quanto à identidade do candidato, não pode atentar contra o pudor e deve respeitar outras normas estabelecidas.

No entanto, estão surgindo cada nome que ao invés de atrair, deve afugentar o eleitor. Por exemplo, você votaria em um candidato a vereador com o nome de “Jarra de Suco”? Pois ele existe é  do  (PSOL-PE).

*

Iguais a este, existem outros nomes engraçados de candidatos. Veja: Luci Casca de Bala (PV-AC), Pinto da Acessibilidade (PSD-RS), Madonna (PL-AC), Engraxate das Estrelas (União-AC), Kingo (Podemos-AL), Opção da Paciência (União-AL), Bora Bil (Solidariedade-PA), e Leninha a Deliçinhaaa (PSB-AL), O Homem Aranha de Juazeiro (Novo-BA), Homem de Ferro do Semáforo (Avante-SP), Batman (PRTB-RJ), e Wolverine Pernambucano (PL-PE).

ORGULHO

Tratado como “divindade musical” brasileira, Milton Nascimento é reverenciado pelo jornal The New York Times. O jornal norte-americano, um dos mais importantes do mundo, deu página inteira para destacar o álbum “Milton+Esperanza” – com a vocalista Esperanza Spalding.

Diz o texto: “Milton Nascimento, uma divindade musical no Brasil, colabora com a baixista, vocalista e produtora Esperanza Spalding em um álbum que contempla o efeito da experiência na arte”.

Afastado dos palcos desde o final de 2022, Milton Nascimento excepcionalmente gravou o álbum. Para o New York Times, a voz do artista “mantém um inegável aconchego”. “Ela está amadurecida, amaciada”, diz a reportagem.

VERGONHA

Candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal ficou irritado com uma resposta irônica de Jair Bolsonaro (PL) e chegou a cobrar a devolução de R$ 100 mil que doou à campanha do imbrochável em 2022. Na postagem de Bolsonaro sobre investimentos feitos no setor ferroviário durante seu governo, Marçal lembrou uma frase do ex-presidente:

— Para cima deles, capitão. Como você disse: eles vão sentir saudades de nós.

Bolsonaro, no entanto, ironizou a expressão usada pelo candidato. “Nós? Um abraço”.

— Coloquei 100 mil reais na sua campanha pra presidente, te ajudei nas estratégias digitais, fiz você gravar mais de 800 vídeos no Planalto. Entrei pra lista de investigados da PF [Polícia Federal] por te ajudar. Se não existe o ‘nós’, seja mais claro.  Me ajude devolvendo os 100 mil reais –, cobrou o candidato.

OUTRAS PALAVRAS


“O ÁLCOOL PODE SER O PIOR INIMIGO DO HOMEM, MAS A BÍBLIA DIZ PARA AMARMOS NOSSO INIMIGO”, Frank Sinatra
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes