O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), está disposto a colocar em pratos limpos suspeitas levantadas contra a sua administração. Por isso, vai pessoalmente levar ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), na próxima segunda-feira (21), todos os contratos de sua gestão para que sejam investigados por aquele poder. A decisão foi tomada após abertura de procedimento preparatório pelo MPE-AM sobre a compra de torneiras de pressão para a Casa Legislativa.
100% de boa fé
A iniciativa de Barreto recebeu apoio unânime dos vereadores presentes em plenário.
— Acredito 100% na imparcialidade e lisura do MP e por essa razão faço questão de levar todos os contratos da Câmara para devida análise, adiantou.
Laranjas na ZFM
O deputado Serafim Corrêa (PSB) não deixou por menos. De posse da edição de ontem do EM TEMPO e um recorte da Folha de S.Paulo, bateu pesado na suposta fraude cometida por empresas que recebem incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e que figuram como beneficiários do programa Bolsa Família.
Cochilo
Mas alertou que é preciso ficar bem claro é que essa fraude nasce em São Paulo, portanto a Secretaria da Fazenda de São Paulo cochilou, e foi executada em Manaus, onde a Sefaz também cochilou.
— No meio das duas está a Suframa que também dormiu, avaliou Serafim.
Flerte com o PT
Pré-candidato a governador do Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB), se reuniu ontem (15), na sala da presidência da Casa Legislativa, com o secretário-geral do PT, Romênio Pereira.
Flerte com o PT 2
Após a reunião, David não falou com a imprensa, e o representante do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores disse que está conversando com todos os partidos do campo democrático popular.
X
Na segunda-feira, Romênio esteve com o governador Amazonino Mendes. Mas o teor da conversa também é incerto.
Só em junho
Romênio não confirmou a aliança com o PSB e disse que a decisão ficará a cargo da direção estadual, e só será anunciada em 10 de junho.
Tudo encaminhado
O fato é que PSB e PT devem caminhar juntos no Amazonas. O nome de maior destaque atualmente no partido é o deputado José Ricardo, e esse, com certeza, não aceita uma aliança com Amazonino Mendes, de quem é um feroz opositor na Aleam.
Mazoca livre
O Ministério Público arquivou a Notícia Fato nº 040.2018.0006953, que acusava o governador Amazonino Mendes (PDT) de ter praticado ato de improbidade administrativa ao conceder abono salarial aos secretários de estado, por meio do decreto 38.853, de 9 de abril de 2018.
Perdeu objeto
No despacho, o promotor Edgar Maia Rocha explicou que sete dias depois um novo decreto, o de nº 38.881, de 16 de abril de 2018, revogou a decisão, tornando, assim, o objeto sem efeito.
Rede de intrigas
Conhecido por promover discussões polêmicas nas redes sociais, o delegado de polícia, João Victor Tayah, que é militante do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), mais uma vez se exaltou em um debate no Facebook.
Têje preso!
Após ter seu posicionamento acerca do porte de armas contestado, o delegado subiu o tom e ameaçou prender um de seus “amigos virtuais”.
X
— Cuidado com as palavras. Não sei quem você e nem de que buraco saiu. Com você nem perco meu tempo, a não ser pra botar você na cadeia, ameaçou.
Saiu pela tangente
O ameaçado pediu calma, e indagou:
— Cadê o diálogo e o debate?, e ironizou com as hastags #Medo #Fui #VireiPsol
Dá-lhe, La Sampaio!
A deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) recebeu ontem (15), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o título de destaque parlamentar 2017, por ser a deputada do Amazonas mais atuante em defesa dos interesses municipalistas.
APLAUSOS
Para a atitude do Papa Francisco que mandou leiloar a Lamborghini que ganhou de presente no ano passado, que rendeu 715 mil euros, cerca de 3,2 milhões de reais. O dinheiro da venda do carro vai financiar um projeto de reconstrução de casas, de lugares de culto e de estruturas públicas na planície de Nínive, no Iraque.
VAIAS
Planalto desiste de slogan ‘O Brasil voltou, 20 anos em 2’ após interpretação ambígua. O mote gerou críticas por sentido negativo em caso de omissão de vírgula. Embora ortograficamente correto, o slogan gerou duplo sentido pela proximidade entre “voltou” e “20 anos”.