Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Marketeiro fantasma avalia desempenho de candidatos a prefeito de Manaus

Conhece o marketeiro fantasma? Ele dá pitacos do que está acontecendo em Manaus. "O melhor", "o fraco", "o produto ruim". Confira.

Charge do Mário Adolfo

Nem esperem um mar de calmaria na eleição de 2024 para prefeito de Manaus. A partir de 16 de agosto, a campanha ganha acirramento, quando, com muita agressividade os candidatos vão “sair se matando”.

—  Não sei a quem vai ajudar porque no eleitor pode criar um certo ranço em nível elevado de ataques de parte a parte!

A avaliação é feita foi feita pelo marketeiro Philemon  – que arrisca dar seus pitacos mas não quer se expor, daí o pseudônimo –, consultado por Dito&Feito, sob a promessa de manter o sigilo da fonte.

Boa parte deles repetem o lugar comum que toda eleição é diferente, o que é uma obviedade. Essa não poderia ser diferente. No entanto, ela traz um traço que diferencia das outras: sete pré-candidatos todos comum certo nível de preparo.

—  Portanto, dessa vez o eleitor não será obrigado a perder tempo com candidatos nanicos despreparados.

Do Carmo preparada

O marketeiro fantasma aponta que, dos dois pré-candidatos com menor desempenho nas pesquisas eleitorais, Maria do Carmo da Fametro é “preparadíssima”.

— Fala bem, se articula bem, pode estabelecer uma empatia com o eleitorado e surpreender. Mas não deverá abocanhar mais que 5% dos votos.

Wilker faz palanque

Já Wilker Barreto, que disputou eleições majoritárias, estaria disputado a eleição para ocupar a mídia e fazer palanque e, com isso, economizar dinheiro na  sua campanha para deputado estadual em 2026.

— No entanto,  é ácido, sabe bater e vai dar muita dor de cabeça em um debate.

Ramos patinará nos 15%

Philemon não livra a cara de ninguém. Para ele, o ex-deputado Marcelo Ramos (PT) só tem potencial para chegar a 15% na preferência do eleitor, haja vista que nas cinco últimas eleições o PT nunca ultrapassou a casa dos 14, com o ex-deputado federal Zé Ricardo.

*

— Apesar de que Marcelo Ramos é o mais bem preparado de todos os sete candidatos.

Produto ruim

Depois vem o pré-candidato Roberto Cidade (UB) que, na minuciosa análise de Philemon, está na faixa dos 8%.

Apesar da máquina do governo do estado, da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal  é “um candidato ruim”, afirma o marketeiro fantasma.

*

— Tem problema de dicção, problema de conteúdo, se esquiva, não dá entrevistas, vive de reuniões, de fotos postadas em rede sociais e de vídeos infantis –, caceta Philemon.

Campanha mais rica

No entanto, mesmo sendo um “produto ruim”, contina Philemon concorda que  Roberto Cidade vai ter muito dinheiro disponível e, sem dúvida, fará a campanha mais rica de Manaus, “ mas rica do que a de David” .

*

—  Tem dinheiro e tende a crescer com a estrutura da máquina. Mas, esse crescimento é tardio,  só se dará no pós-convenção –, avisa Philemon.

“Candidatura vampiresca”

A outra candidatura é uma candidatura com estilo “meio vampiresca”, “bala de prata”, que é a candidatura do deputado de extrema direita Alberto Neto.

— A bala de prata dele é a vinda de Jair Bolsonaro e Michelle a Manaus, evento programado 3 e 4 de maio.

Bala de prata

O marketeiro avalia que a direita  pretende realizar grandes eventos como o da arena Amadeu Teixeira, para 10 mil pessoas.

— Se isso se converter metade em votos  e mais o desdobramento que dá junto ao familiares, amigos, no final do mês de maio nós vamos poder saber o que Bolsonaro impactou na relação com Alberto Neto, se houve ou não um crescimento real.

Pau a pau

As outras duas pré-candidaturas, David Almeida (Avante) e Amon Mandel (Cidadania)  estão há exatos 18 meses muito próximos, de acordo com as pesquisas.

— E o Alberto Neto é o único com bala na agulha pra encostar em Amom! –, garante Philemon.

Pesquisas sem consistência

Não tem como cuidado ético para não ferir nenhum profissional de sua área, Philemon avisa que, independente de qualquer coisa, pois não gosta de comentar pesquisa de ninguém, os números que estão aí não têm muita consistência.

*

— Por inúmeras razões. Por erros de metodologia, erro mostral,  comprovadamente têm erros.

Pesquisas Contaminadas

Essas pesquisas, continua o marketeiro, estão contaminadas também por interesse de determinados candidatos .

*

— Mas o David e Amon não têm menos de 25% e também não tem mais de 32%. Então, a tendencia deles até as convenções é se manter na liderança. Eles não vão perder  a possibilidade dos dois estarem em 2º turno –, garante Philemon.

Recuo mínimo

Então  o recuo  vai se dar muito no processos entre julho, agosto e setembro.

— Agora, maio e junho, se houver alguma queda é uma queda residual,  3 pontos, quem sabe 4,

O impacto Bolsonaro...

E até que ponto Bolsonaro e Lula vai influenciar mas eleições muncipais de Manaus?

Philemon avalia que a chamada “bala de prata” (a visita de Jair) poderá ter sim, uma influência na campanha de Alberto Neto.

*

— Mas, somando a visita aos vídeos que o ex-presidente deverá gravar na reta, isso deverá impactar em 3%.

... O impacto Lula

Quanto à vinda de Lula (que ainda não tem data confirmada) não deverá  influenciar em nada na campanha de Marcelo Ramos, avisa Philemon.

*

— Veja bem, não estou descartando ninguém, sabe como é campanha política. Mas Marcelo vai trabalhar de graça para divulgar as ações do governo Lula que aqui em Manaus ninguém defende.

O voto da esquerda

Então, o máximo que o Marcelo vai conseguir é o eleitor muito identificado com a postura à esquerda, analisa Philemon.

—  Mas em parte porque como ele tem um desgaste e uma rejeição alta, ele tem esse problema de teto o que dificulta muito.

O mais bem preparado

Mesmo aprontando todos os obstáculos à candidatura do petista, Philemon dá um desconto. Afirmando que  “apesar de tudo, considero ele o mais bem preparado candidato  para o enfrentamento”.

*

Ele diz ainda que, como o candidato petista vai ter tempo de televisão, vai ajudar muito para que ele consolidar essa faixa de 15%.

ÚLTIMA HORA

ISSO E BOM OU RUIM? – Empate triplo embola a eleição em Manaus. Diretor da Atlas/CNN diz que é interessante.

O Pau vai comer a partir de julho: Amon, David e Alberto, três candidatos da direita, empatados

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (26), apontou que o vereador Amon Mandel (Cidadania), o prefeito atual, Davi Almeida (Avante), e o capitão Alberto Neto (PL) estão empatados na liderança.

Segundo Yuri Sanches, diretor de risco político do Instituto Atlas Intel, a eleição em Manaus se destaca como uma das mais interessantes entre as capitais brasileiras neste ano.

Sanches destacou que Amon Mandel, eleito vereador aos 19 anos e deputado federal mais jovem do Amazonas, representa uma renovação na política local. Por outro lado, o prefeito Davi Almeida enfrenta o desafio de manter sua base eleitoral, já que a pesquisa indica que ele consegue reter cerca de metade dos eleitores que o apoiaram na última eleição.

*

O candidato de extrema-direita, capitão Alberto Neto, que recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem o potencial de crescimento, já que a pesquisa mostra que ele atrai cerca de 30% dos eleitores que votaram em Bolsonaro na última eleição presidencial em Manaus. Além disso, Marcelo Ramos, do PT, também entrou na disputa com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

ORGULHO

Texas: algumas cidades apagam as luzes para o pássaros migrarem sem riscos

Algumas cidades do Texas, EUA, têm adotado uma medida simples, porém poderosa: apagam as luzes públicas para os pássaros migrarem de forma segura, sem baterem nos prédios.

É verdade! Cidades inteiras apagam as luzes durante a noite para mais de 400 espécies de pássaros migrarem em segurança. É que o brilho da iluminação pública pode desorientar as aves e deixá-las confusas. Além de desperdiçar energia para encontrar o caminho, elas ficam vulneráveis a outras ameaças. Pesquisas indicaram que a redução dos reflexos evitou até 60% das mortes de aves causadas por colisões em edifícios. A iniciativa, no Texas, EUA, faz parte de um programa Lights Out, liderada pela Audubon Society e tem tido resultados notáveis.

VERGONHA

Daniel Alves em bronze: estátua foi retirada, mas sequer parecia com o jogador

A estátua de Daniel Alves em Juazeiro (BA) foi recolhida nesta segunda-feira (29) pela prefeitura da cidade por recomendação do Ministério Público da Bahia, segundo informou o "ge". A homenagem a pessoas vivas realizada com bem público é proibida pela legislação. A obra, inaugurada em dezembro de 2020, foi confeccionada em tamanho natural pelo artista Léo Santana e exibe o jogador com a camisa da Seleção Brasileira. Na época, Daniel Alves atuava pelo São Paulo. as a estátua passou a ser alvo de críticas e de vândalos a partir do momento em que o ex-jogador passou a ser investigado por agressão sexual, em 2023, chegando a ser danificada e, inclusive, coberta com um saco preto e fitas adesivas.

OUTRAS PALAVRAS

“AS PESSOAS QUE FALAM MUITO, MENTEM SEMPRE, PORQUE ACABAM ESGOTANDO SEU ESTOQUE DE VERDADES” (Millôr Fernandes)




Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes