Uma parceria entre a Distribuidora Atem e o Instituto Super Doadoras resultou na coleta de 13.467 bolsas de sangue, graças a campanhas realizadas nos últimos seis anos. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas, o que representa a possibilidade de ajudar até 53.868 mil pacientes.
Desde 2019, o Instituto Super Doadoras, com o apoio da Atem, realizou 17 edições de campanhas de doação de sangue. A iniciativa tem sido fundamental para reforçar os estoques de sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), através de ações regulares organizadas ao longo dos anos.
“Cada bolsa de sangue dá a possibilidade de salvar quatro vidas, já que o sangue possui quatro hemocomponentes - hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado”, ressalta a presidente do Instituto Super Doadoras, Silvana Reis.
Em 2024, a campanha superou a marca de 1.200 bolsas de sangue coletadas, contribuindo significativamente para os estoques do Hemoam. “Esses números refletem a importância e o impacto das campanhas, que ajudam a salvar vidas e promovem a cultura da doação de sangue na comunidade”, disse a Diretora de Marketing, Comunicação e ESG da Atem, Paula Vieira.
Histórico
Em 2019, primeiro ano da ação, foram coletadas 495 bolsas em duas edições. Em 2020, a iniciativa cresceu, alcançando 2.838 bolsas em quatro edições. O crescimento seguiu em 2021, com 3.341 bolsas arrecadadas em mais quatro edições.
Em 2022, foram coletadas 2.779 bolsas em três edições, enquanto em 2023, esse número foi de 2.800 bolsas, também em três edições. Em 2024, com uma edição realizada até o momento, já foram coletadas 1.214 bolsas.
Dia do Doador
Nesta sexta-feira (14), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, com uma programação especial dedicada aos doadores que comparecerem ao hemocentro.
Em seu site institucional, o Hemoam informa que, para se tornar um doador, basta estar com boa saúde, ter entre 18 e 69 anos, e pesar mais de 50kg. Quem tem entre 16 e 17 anos de idade, pode doar, se acompanhado dos pais ou representante legal.
Conforme a fundação, ainda é importante estar bem alimentado no ato da doação de sangue, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, e estar munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).