Ir para o conteúdo

Dom Leonardo Steiner recebe o título de ‘Cidadão de Manaus'

Segundo o autor da homenagem, o vereador Dr. Daniel Vasconcelos, título é um reconhecimento aos serviços prestados pelo cardeal à capital

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou o primeiro Cardeal da Amazônia e Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, cardeal Dom Leonardo Steiner, com o título de “Cidadão de Manaus”. A entrega da honraria ocorreu nesta quarta-feira (26/06), no plenário da Casa Legislativa.

A cerimônia contou com a presença dos bispos auxiliares de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, Zenildo Lima e Joaquim Hudson, além de padres, religiosos e autoridades.

Segundo o parlamentar, a homenagem ao cardeal é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara pela missão evangelizadora e social.

“É uma honra fazer essa homenagem ao nosso querido pastor, que vem fazendo um belo trabalho, cuidando com zelo, diálogo, amor e responsabilidade as ovelhas que lhes foram confiadas. Até antes de chegar na capital amazonense, se mostrou sensível por Manaus e a região amazônica como um todo, valorizando nossos povos Indígenas, o meio ambiente, com um olhar voltado para os mais necessitados”, disse Dr. Daniel Vasconcelos.

O arcebispo agradeceu o título e afirmou que a responsabilidade da honraria amplia o compromisso e responsabilidade com a cidade de Manaus.

“Receber um título de Cidadão de Manaus é assumir ainda mais compromisso e responsabilidade, estar atento às necessidades das pessoas, a questão da fé, levar esperança. Somos cada vez mais manauaras, na medida que ajudamos a construir essa cidade, não em edifícios, mas construir com ética, justiça e cultura”, acrescentou Steiner.

Ainda segundo Dr. Daniel, o conhecimento pastoral, identificação e valorização local são atributos do cardeal que, sendo ligado ao Papa Francisco, possui influência direta na escolha dos novos bispos auxiliares de Manaus.

Homenageado - Dom Leonardo Ulrich Steiner sucedeu Dom Sérgio Eduardo Castriane como arcebispo Metropolitano de Manaus, tomando posse em janeiro de 2020. Dois anos depois, em maio de 2022, o Papa Francisco o anunciou como o primeiro Cardeal da Amazônia. Além da honraria do Título de Cidadão de Manaus, o arcebispo tem o Título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes