A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, na última quarta-feira (3), uma visita à comunidade Tunuí-Cachoeira, localizada na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira. Em reunião com as lideranças indígenas, a DPE-AM fez o levantamento das principais demandas da comunidade com o intuito de organizar mutirões de atendimentos.
Partindo da sede de São Gabriel, a viagem de aproximadamente 207 quilômetros, a primeira realizada pela Defensoria Pública até a localidade, permitiu um contato mais próximo com a realidade local e um levantamento detalhado das demandas da população indígena.
De acordo com o defensor público Marcelo Henrique Barbosa, a ideia foi aproveitar o convite feito pelo Exército Brasileiro e proximidade do 7º Pelotão Especial de Fronteira com a comunidade para realizar esse primeiro contato. Durante a visita, líderes locais foram receptivos, o que foi importante para que a equipe pudesse mapear as principais necessidades.
“A meta agora é mover os principais atores para levarmos um mutirão à localidade, principalmente com emissão de certidões, carteiras de identidade e demandas processuais, tais como ações de união estável, guarda, além de outros serviços que possam ser viabilizados, a depender dos parceiros participantes. Já contamos com uma sinalização do Exército para participar com apoio logístico”, destacou o defensor.
DPE-AM levará atendimentos à comunidade Tunuí-Cachoeira, no Alto Rio Negro
Em reunião com as lideranças indígenas, a DPE-AM fez o levantamento das principais demandas com o intuito de organizar mutirão de atendimentos na localidade, a 207 quilômetros da sede de São Gabriel da Cachoeira