Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira (23) por suspeita de desviar medicamentos e insumos hospitalares de uma unidade de saúde localizada em Manaus. As prisões foram efetuadas pela Polícia Civil (PC-AM), por meio da segunda fase da Operação Corsário.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que coordena a ação, a segunda fase da operação policial cumpriu mandados de prisão preventiva no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Cidade Nova, zona Norte.
Os suspeitos foram conduzidos até o 1º DIP para prestar depoimentos. Eles devem passar por audiência de custódia na quarta-feira (24).
Operação Corsário
Na primeira fase da Operação Corsário, deflagrada em abril deste ano, três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema que desviava remédios e insumos hospitalares foram presas. Na época, a Secretaria de Saúde (SES-AM) percebeu inconsistências no número de medicamentos registrados no sistema de hospitais da cidade.
De acordo com as investigações, os medicamentos eram desviados para municípios do interior para serem comercializados ilegalmente. O prejuízo teria sido avaliado em mais de R$ 1 milhão.