As ações desencadeadas de forma integrada pelas Polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM) e a Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM) resultaram nos últimos cinco dias, na prisão de 41 pessoas e na apreensão de três adolescentes. As prisões e apreensões foram realizadas em Manaus e no interior do estado por suspeita de envolvimento dos suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica e cumprimento de mandado de prisão.
Durante todo o feriado prolongado, as Forças de Segurança realizaram diversas operações em Manaus, na Região Metropolitana e nos demais municípios do estado. Dentre as ações foram desencadeadas as operações Impacto, Ajuricaba, Águia, Sudário, dentre outras.
Prisões
Uma das prisões foi registrada ainda na manhã de quinta-feira (17/04), onde um homem de 20 anos foi preso por tráfico de drogas, na avenida B, no bairro Cidade Nova, após abordagem dos policiais da 12° Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Durante a revista pessoal, os agentes apreenderam porções de skunk, cocaína e uma balança de precisão.
Ainda na quinta, um homem, de 34 anos, foi preso por violência doméstica, no bairro Japiim. Após consulta, foi constatado que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
Na zona norte, três homens foram presos, na tarde de sexta-feira (18/04), após o sistema “Paredão” da SSP-AM, alertar que um grupo criminoso estaria realizando roubos no bairro Cidade Nova. Prontamente, os policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) foram até o local e prenderam os infratores. No veículo em que estavam foram apreendidos um simulacro de arma de fogo e oito aparelhos celulares. Todos foram levados para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No bairro Tancredo Neves, um homem, 42, foi preso em flagrante após estuprar um adolescente, 14, na noite de domingo (20/04). Conforme o relatório, os policiais receberam uma denúncia anônima informando que o jovem estaria em cárcere privado. Após buscas, o carro do suspeito foi monitorado pelo sistema “paredão” que informou a localização.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o adolescente que estava visivelmente desorientado dentro do veículo. O homem foi preso em flagrante por estupro e encaminhado para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Em outra ação, os policiais da Rocam, apreenderam diversos coletes balísticos, no bairro Colônia Terra Nova, na madrugada de domingo. Os agentes receberam informações de que na rua Salomão, um homem estaria com uma arma de fogo em via pública. Ao chegarem no local, o infrator empreendeu fuga por uma área de mata.
Durante buscas, os policiais foram até uma residência em construção e encontraram em sacos plásticos, oito placas de aço, sete placas de Kevlar, 15 coletes balísticos e uma arma de fogo. Todo material foi encaminhado para o 6°DIP.
Operação Impacto
Durante a operação Impacto, da SSP-AM, realizada na noite de segunda-feira (21/04) na avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus, um homem foi preso após abordagem pessoal e busca no veículo. Os policiais apreenderam no veículo do homem um simulacro de arma de fogo. O suspeito foi encaminhado para o 14° DIP.
Interior
No município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), um homem, 37, foi preso na segunda-feira (21/04), por violência doméstica. Os policiais receberam denúncia de que uma mulher, 26, estaria sendo agredida por seu companheiro.
A equipe policial foi até a residência do casal por meio de uma lancha e, durante o trajeto, a vítima e o acusado foram encontrados em uma canoa. Ao indagar sobre as agressões, a mulher confirmou que estava sendo mantida em cárcere e que era constantemente agredida. O homem foi preso em flagrante e encaminhado até o 67° DIP do município.