Ir para o conteúdo

Eduardo Braga: "Estamos aqui passando o batom na boneca pra entregar a ponte bonita pro povo da Amazônia”

"Nós estamos com fé, com otimismo que nós vamos equacionar os problemas, fazer a BR-319 para realização de um povo desta região"

Inspeção no local da obra aconteceu no domingo, 18/05 - Foto: Divulgação/ Ascom

Durante inspeção às obras da ponte do Rio  Curuçá, no Km 23 da BR-319, o senador Eduardo Braga (MDB), que é engenheiro elétrico usou um jargão da engenharia – utilizado quando uma obra está próxima de ser concluída –, para confirmar que a ponte será inaugurada em setembro.

— Estamos aqui “passando o batom na boneca” pra entregar a ponte bonita pro povo da Amazônia – disse ele, neste domingo  (18), durante a entrevista concedida à imprensa no canteiro de obras da ponte.

marioadolfo.com: Senador, como o senhor avalia o avanço da obra de reconstrução do ponte do rio  Curuçá?

Eduardo Braga: Essa é uma visita pra que a gente possa mostrar ao povo amazonense o estágio da obra da ponte, que foi a primeira ponte que desabou em setembro de 2022. Hoje nós já estamos com 75% dela construída num trabalho do Ministério dos Transportes, do DNIT, do governo do presidente Lula e nós estamos aqui empenhados pra entregar já no mês de setembro. Daqui a duas semanas, nós vamos convidar todos vocês, juntamente com o deputado Saullo e outros companheiros da banca de federal, prefeitos da região que estão aqui, entre outros, para mostrar à população os desafios que nós estamos enfrentando.

marioadolfo.com: O senhor acredita que ainda no governo Lula todos os problemas da BR-319  serão saneados completamente, conforme o presidente prometeu?

Eduardo Braga: Eu estou otimista. Nós estamos trabalhando pra isso intensamente. A bancada toda está trabalhando. Eu tenho recebido, tanto do Senador Omar quanto dos demais companheiros e deputado Saullo, que aqui está, todo o apoio pra que nós possamos fazer a interlocução, muitas vezes com o DNIT, com o Ministério do Meio Ambiente, muito vezes com o ICMBio, às vezes com o próprio Congresso pra arrumar recursos no orçamento pra poder não deixar esta obra parar.

marioadolfo.com: O senhor acredita, então, que os problemas da BR-319 estão aos poucos sendo vencidos?

Eduardo Braga: Estamos trabalhando para isso. Quando chegamos fazia um dia mais ou menos (nublado), agora já estamos debaixo de chuva, portanto é assim que nós trabalhamos no Amazonas. Mas nós estamos com fé, com otimismo que nós vamos equacionar os problemas, fazer a BR-319 para realização de um povo desta região.

O Ralph Assayag, do CDLM, que está aqui, testemunhou o quanto foi importante o esforço em torno da BR 319 pra não haver desabastecimento na cidade de Manaus em função da estiagem que nós tivemos tanto no ano de 24 quanto no ano de 23. E agora nos estamos em fase final daqui a dois meses , três meses nos estaremos portanto como a gente costuma dizer no jargão da engenharia “passando o batom na boneca” pra entregar a ponte bonita pro povo da Amazônia.

marioadolfo.com: Como se encontram as obras das pontes Autaz Mirim e Igapó-açu?

Se Deus quiser no mês de outubro/novembro estaremos entregando a ponte do Autaz mirim e até o final do ano o DNIT estará iniciando as obras e o projeto executivo na ponte do Igapo-açu que são as três grandes pontes que tiram de uma vez por todas as travessias de balsas, fora obviamente a do Ceasa, até o Humaitá.
Quero aqui agradecer ao trabalho do Ministério dos Transportes, agradecer ao senhor ministro Renan Filho, ao DNIT, na figura do seu superintendente o Orlando Machado e ao trabalho da Polícia Rodoviária Federal, que tem nos ajudado em que pese toda carência de infraestrutura para que a gente possa ter condições de trabalhar ao longo da BR, que é uma rodovia fundamental para
o povo do Amazonas, o povo de Rondônia e de Roraima. Isso é pra demonstrar prestação de contas em tempo real o empenho o trabalho e a dedicação e o vencimento de todos os desafios que a natureza nos um impõe.

BR-319: Ponte sobre o Rio Curuçá, que desabou em 2022, será inaugurada em setembro, anuncia Braga
Nova ponte sobre o rio Curuçá está com 75% da mesoestrutura concluída. Estrutura desabou no Governo Bolsonaro e precisou ser reconstruída na totalidade
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes