A Abaré Escola de Jornalismo oferece oficinas gratuitas de educação midiática para alunos de escolas públicas de Manaus. O objetivo é fortalecer o letramento midiático de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, promovendo um consumo crítico e responsável da informação.
Professores, gestores e pedagogos que atuam na capital amazonense podem solicitar as formações da Abaré. Para solicitar, basta preencher o formulário de pedido.
As oficinas acontecem em um momento estratégico, alinhadas à recente aprovação das diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o uso de celulares e a inclusão da educação digital e midiática nos currículos escolares, conforme a Lei 15.100/2025. A medida aguarda homologação do Ministério da Educação (MEC) e será obrigatória a partir de 2026.
Madalena Vieira, mestranda em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e responsável pelos planos de aula das oficinas, explica que os conteúdos foram elaborados de acordo com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trabalham temas como a crise climática, a conectividade digital, os direitos humanos e a desinformação.
“As oficinas possuem uma metodologia baseada em teoria, discussão e prática. Os planos de aula foram pensados para promover o letramento midiático, mas também a partilha de saberes. A partir das oficinas, queremos que os alunos, sejam crianças, adolescentes ou adultos, tenham as ferramentas necessárias para questionar e refletir sobre as produções jornalísticas feitas sobre seus territórios”, afirma a educadora.
Entre as formações realizadas pela Abaré estão: Introdução à educação midiática; A mídia é um direito? De quem?; Fake news na cena: como identificar e combater; É possível combater a desinformação sobre nosso território?; e O que é informação?. Para baixar os planos de aula, acesse o site: https://www.abare.jor.br/escola.
Sobre a Abaré
A Abaré é uma associação que trabalha com educação midiática e fortalecimento do jornalismo local em Manaus. Como organização da sociedade civil, atua oferecendo oficinas, editais, palestras, produção jornalística e consultoria de comunicação. A equipe é composta por jornalistas e educadores.