A educação pode não ser a única alternativa para todas as dificuldades que se encontra no mundo atual. Mas, é o mais significante e importante caminho para o conhecimento, seja em forma de semente de uma nova era a ser plantada, seja para libertar o ser humano de amarras ao livre desenvolvimento do pensamento.
Esta é uma tarefa eminentemente humana. Pode parecer óbvio, mas nem todos conseguem enxergar que esta não se realiza sem o compromisso e a missão dedicada de um professor. Este é um reconhecimento não apenas por esta data especial, 15 de Outubro, em que celebramos o Dia do Professor, mas pela jornada percorrida até aqui.
Reflexo desse investimento consciente, Manaus encontra-se hoje entre as 10 melhores educações do País. Em 2018, conquistamos a 9ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), fruto de um trabalho pedagógico sério e do prestígio aos professores, com datas-bases cumpridas e compromissos honrados.
Dessa forma, saímos da tímida 20ª posição, com nota de 4,1, para os Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), e 3,1, nos Anos Finais (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental), para o nono lugar no Ideb com os índices de 5,8 e 4,7, para os Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental, o que representa um crescimento de 41% e 52%, respectivamente.
Nos últimos 6 anos, Manaus foi a capital que mais avançou na educação em todo o Brasil, ficando atrás somente de Fortaleza (CE). Esses números representam o resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Manaus, visando sempre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e a valorização dos educadores.
De nada adiantariam recursos da ordem de R$ 167 milhões para o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), se não tivéssemos o empenho dos nossos professores.
É isto que nos motiva diariamente a buscar melhorias e parcerias, seja para acesso a aplicativos e jogos, seja para o ensino de tecnologia. O reflexo vem com o tempo: temos hoje 93,1% de aprovação, do 1º ao 9º ano.
Este é um caminho trilhado de mãos dadas: educadores, sociedade, pais e alunos. Temos orgulho em reconhecer que este resultado é fruto dessa caminhada, liderada pelo professor.