O jornal Folha de São Paulo comparou o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, com o presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-un. A analogia refere-se aos resultados obtidos nas eleições recente do diretório estadual, processo que garantiu a Sinésio à reeleição, e que são típicos de regimes totalitários como a Coreia do Norte.
No dia 6 de julho, Sinésio foi reeleito tendo 100% dos votos em cinco municípios amazonenses (Guajará, Juruá, Maraã, Pauini e Tapauá) e mais de 99% em outras duas, o que gerou denúncias de fraude na eleição interna do partido.
A reportagem cita a apuração em São Gabriel da Cachoeira. Na cidade localizada na região conhecida como "Cabeça do Cachorro", Sinésio teve 99,9% dos votos: foram 1.438 para ele e 1 nulo. Para os opositores, zero.
Em Manicoré, foram 253 votos para ele, com 1 branco e 1 nulo, ou 99,2% do total. De novo, a oposição ficou zerada na cidade.
Na cidade de Alvarães, onde o atual presidente teve 83% dos votos, a denúncia é de ao menos duas pessoas mortas que teriam votado. Os recursos foram negados pelo diretório estadual, que é controlado pelo próprio Campos.