As Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), retiraram de circulação 253 armas de fogo, 3,1 mil munições e recuperou 70 veículos com restrição de roubo ou furto, de janeiro a novembro deste ano. Além do arsenal retirado das mãos de criminosos, 524 suspeitos de crime foram presos e 430 quilos de entorpecentes apreendidos.
Em fevereiro, a corporação ganhou um novo Batalhão, que conta com área de treinamento de padrão internacional para melhor preparação da tropa para incursões em ambientes urbanos hostis, como becos, vielas e igarapés. De acordo com o comandante de pelotão, tenente Wilkens Diego, a nova estrutura tem proporcionado êxito na atuação da tropa especializada.
“A criminalidade local procura dificultar ao máximo a ação da Polícia Militar. A gente percebe que além do local ser de difícil acesso, até mesmo para as motocicletas, os criminosos ainda dificultam o nosso patrulhamento, encontramos até barricadas de madeira. Mas somos treinados para isso. Removemos esses obstáculos e mantemos o policiamento dentro do local da área vermelha justamente para a inibição desses infratores”, explicou o tenente.
Rocam Motos
A Companhia de Motopatrulhamento Tático da Rocam vem atuando de forma eficaz no combate à criminalidade no Amazonas. Nos últimos dez meses, a Rocam Motos prendeu mais 80 criminosos, apreendeu 23 armas de fogo e capturou seis foragidos da justiça.
Ainda segundo o tenente Wilkens, as prisões e apreensões são resultados da evolução do nível técnico profissional dos policiais militares. Em outubro deste ano, o Governo do Estado apresentou 12 novos integrantes da Companhia de Motopatrulhamento. É a primeira vez que o Amazonas realiza o Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (I Ciro), como forma de facilitar a atuação de policiais em áreas de difícil acesso.
”Nós atuamos através de duas modalidades: que é a viatura quatro rodas e com as motocicletas. A gente tem uma grande efetividade nos locais de maior dificuldade. Com o motopatrulhamento podemos chegar com mais eficácia em uma abordagem, em um local de tráfico e ser destaque na mancha criminal”, disse o tenente.
O curso teve duração de mais de dois meses. A formação faz parte dos investimentos realizados pelo programa Amazonas Mais Seguro.
Denúncias
A população pode entrar em contato e realizar denúncias diretamente para os policiais da Rocam, através do Whatsapp (92) 99280-7574.