No mês de janeiro de 2018, Manaus registrou o menor número de homicídios e de tentativas de homicídios dos últimos cinco anos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Foram registrados 49 homicídios e 12 tentativas de homicídios, 40% menos que a quantidade de casos de janeiro do ano passado.
De acordo com os dados da SSP-AM, foram registrados 49 homicídios em janeiro, 49,4% menor que o número do mês em 2017. Desse total, 28 mortes tiveram como motivação preliminar o tráfico de drogas. Em janeiro deste ano, as polícias do Amazonas prenderam 14 pessoas pela autoria e envolvimento com homicídios. A capital registrou cinco casos de latrocínio em janeiro e cinco prisões pelo crime.
Os indicadores também apontam crescimento da apreensão de armas de fogo. No mês passado, foram apreendidas 87 armas, 149% mais que no mesmo período de 2017, quando as forças de segurança tiraram das mãos de criminosos 35 armas. Os roubos a estabelecimentos comerciais, em janeiro de 2018, tiveram queda de 18%, com 228 ocorrências.
Intensificação das operações integradas do sistema de segurança, a reestruturação do patrulhamento da polícia militar e o reforço na inteligência estão entre as medidas de maior destaque. Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o foco é levar segurança real à população.
Indicadores – Em janeiro deste ano, foram registrados 3.163 furtos, 3.730 roubos e 580 casos de lesão corporal. O número é acima do que foi registrado em janeiro de 2017. Contudo, os indicadores de janeiro até abril de 2017 não incluíam os atendimentos feitos na Delegacia Interativa, onde o cidadão faz o boletim de ocorrência pela Internet.
Em janeiro do ano passado, sem incluir os dados da Delegacia Interativa, a capital teve 1.529 furtos, 2.620 roubos e 440 casos de lesão corporal.