Alunos do primeiro ano do ensino médio do colégio La Salle causaram polêmica ao publicar uma foto (stories no Instagram) fazendo apologia ao nazismo na última segunda-feira, 13. Na imagem, os jovens aparecem fazendo a saudação de Adolf Hitler, o que provocou forte reação nas redes sociais.
O sinal de lealdade e culto à personalidade de Hitler adotado pelo Partido Nazista é considerado crime. “Escrever, editar, divulgar e comerciar livros fazendo apologia de idéias preconceituosas e discriminatórias contra a comunidade judaica” (Lei 7716/89, artigo 20, na redação dada pela Lei 8081/90). Constitui crime de racismo sujeito às cláusulas de inafiançabilidade e imprescritibilidade (CF, artigo 5º, XLII). Ou seja, um crime que não tem prescrição, isto é, deixa de ser punido por questões temporais e nem é possível que se pague fiança. Como também, o Crime de Divulgação do Nazismo”:
A Lei ainda diz que: “Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo” pode provocar pena e reclusão de dois a cinco anos e multa”.
Outro fato que chama atenção é a presença da professora de Geografia Neusa Barros que aparece ao lado dos alunos na imagem. Em nota, a instituição afirmou “já ter adotado todas as providências cabíveis é necessárias. Leia:
Prezados Pais, Responsáveis, Alunos e Comunidade:
A Direção do Colégio La Salle Manaus, em decorrência dos comentários havidos em redes sociais acerca da publicação, por parte de alguns alunos, de uma foto com comportamento inadequado alusivo ao nazismo, informa já ter adotado todas as providências cabíveis e necessárias. O fato ocorreu em uma sala de aula, na manhã da última segunda-feira, dia 13 maio.
Todos os envolvidos naquele momento já conversaram com a Equipe Diretiva e esclareceram os fatos. Foi advertido quão equivocado foi o comportamento adotado por todos que participaram da ação, os quais se comprometeram a jamais repetirem tais atitudes.
A Comunidade Educativa Lassalista em Manaus e em todo o Brasil, reitera seu compromisso com a diversidade, com a legalidade e, ao mesmo tempo, manifesta seu repúdio a qualquer tipo de preconceito, segregação ou discriminação. A preservação da dignidade do ser humano e a formação de cidadãos conscientes e reflexivos é nosso compromisso e nesse sentido sempre pautaremos nossa missão.
Direção do Colégio La Salle Manaus