A emissão e a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi retomada, nesta segunda-feira (15), nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), no Amazonas.
O Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM) é o responsável pela emissão da CIN e o serviço será disponibilizado no decorrer da semana, conforme abertura de novas vagas.
Como solicitar
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que o Registo Geral (RG), antigo documento expedido pelo estado, tem validade prevista até 2032 e não é necessária a emissão imediata do novo modelo de identidade. No entanto, para aqueles que estão com documento expedido há mais de 10 anos, ou que sofreram perda, extravio ou roubo, podem solicitar a CIN.
O procedimento inicia a partir do agendamento eletrônico, que é disponibilizado diariamente no SITE. Estado informou que a fila está menos demorada que anteriormente.
Mas a SSP-AM orienta que o cidadão deve conferir primeiramente se as informações de seu CPF estão atualizadas e de acordo com a Certidão (Nascimento ou Casamento) a ser apresentada, para somente, em seguida, solicitar o agendamento.
Com o procedimento finalizado, o solicitante deve comparecer ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) com a Certidão de Nascimento, se solteiro, comprovante de residência e CPF, ou qualquer documento que contenha o número de Cadastro de Pessoa Física.
No entanto, se for casado no civil, deve levar a Certidão de Casamento, se for divorciado, ter em mãos a Certidão de Casamento com averbação de divórcio. O cidadão, também, pode levar documentos como CNH, Cartão do SUS, Título de Eleitor, dentre outros documentos opcionais para inclusão em seu cadastro.
Outra orientação é ir de camisa com cores diferentes do branco, para garantir um bom resultado durante a tomada fotográfica.