Os amazonenses Cesar de Jesus Gloria Albuquerque, Erick Pinto Saraiva e Vagner Santos Moitinho foram presos, na noite desta terça-feira (20/5), no Aeroporto Internacional de Brasília com R$ 1,2 milhão em uma mala. Eles saíram de Manaus e tinham como destino Goiânia.
A ação da Polícia Federal (PF) ocorreu durante fiscalização de rotina de bagagens de passageiros do voo 3747 da Latam, procedente de Manaus (AM). As malas dos acusados foram submetidas ao Raio-X, que detectou um volume atípico, indicando a presença de grande quantidade de notas.
Eles transportavam a quantia de dinheiro em espécie, todas cédulas de R$ 200, e apresentaram inconsistências nas informações. Segundo a PF, a prisão foi por lavagem de dinheiro.
Os detidos alegaram que os valores seriam provenientes de pagamentos de contratos celebrados com diversos municípios do Amazonas, e que se deslocariam para Goiás para comprar insumos e quitar dívidas.
De acordo com a PF, investigação preliminar apontou que eles são sócios de empresa. “No entanto, foram identificadas diversas inconsistências nas informações declaradas pelos passageiros”.
Além disso, a PF identificou que os três já tinham passagens de volta compradas para esta quarta-feira (20/5), no voo 3750, da Latam.
O dinheiro apreendido ficará bloqueado e passará por análise. As investigações serão aprofundadas pela PF.