O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) adotou novas medidas que permitiram reduzir o prazo de emissão do Registro Geral (RG), com fornecimento ao cidadão em até 20 dias. Em Manaus, o serviço pode ser solicitado nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) a partir de agendamento.
Nas nove unidades do PAC que funcionam na capital amazonense, a emissão dos documentos no mês de julho durou de 8 a 12 dias. Já nos quatro municípios onde há PACs (Parintins, Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru) a entrega levou de 12 a 19 dias.
No ano passado, o Instituto de Identificação implantou o setor de Auditoria e Controle de Cédulas, permitindo maior controle do processo de confecção de carteiras de identidade. Para isso, foram adotados novos protocolos, tramitações por sistema digital, entre outras medidas.
O gerente de Identificação Civil, perito criminal Ivan Farias, explicou sobre as melhorias para atender ao cidadão. “Nós fizemos melhorias internas no processamento e conseguimos chegar a uma redução desse prazo, dando essa sensação para o cidadão de que a qualidade realmente aumentou”, disse.
Atualmente, o Instituto de Identificação atende, por mês, mais de 12 mil pessoas com o serviço de emissão de RG nas unidades do PAC. O IIACM é coordenado pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).