O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) recebeu nesta quinta-feira (23) um turbilhão de jornalistas de todos os segmentos de comunicação – portais, blogs, impressos, rádio e televisão – para uma confraternização que marcou o encerramento do mandato do conselheiro Érico Desterro como presidente da instituição.
A mudança na nova diretoria do TCE-AM acontece no próximo dia 1º de dezembro com a posse da Conselheira Yara Linz para o biênio 2024-2025. Antes do almoço, que reuniu nomes conhecidos da imprensa de Manaus, Erico falou sobre os avanços conquistados em seu segundo mandato à frente do tribunal, como a Diretoria de Inteligência Artificial, pioneira no Brasil, que tem o controle diário e atualizados dos novos processos.
— Quando eu assumi o TCE encontrei 7.090 processos e deixo com 4.070. É lógico que queria romper essa barreira dos 4000 mas, até dezembro, provavelmente a gente vai romper essa barreira e baixar mais ainda esses processos – disse o Conselheiro, citando ainda que quando assumiu o TCE pela primeira vez encontrou 26 mil processos e quando saiu deixou 14 mil.
Na transparência à sociedade, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o selo diamante no Radar da Transparência Pública, iniciativa da Associação dos Tribunais de Contas para avaliar a qualidade dos dados públicos de cada órgão e estimular o consumo de informações pela sociedade.
Desterro reafirmou ainda a preocupação de sua gestão com a transparência, lembrando que o Tribunal de Contas do Amazonas alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante no Radar da Transparência Pública. “É claro que outras instituições estão nessa lista, mas com 100% apenas o TCE-AM”, afirmou o presidente. O ranking da transparência é uma iniciativa da Associação dos Tribunais de Contas para avaliar a qualidade dos dados públicos de cada órgão e estimular o consumo de informações pela sociedade.
— Então, o TCE é também uma instituição que aproveitou bem as oportunidades tecnológicas e valorizou a carreira de seus servidores, a grande força da instituição. E uma instituição que tem uma careira estruturada, uma ambiente de seriedade, de integridade é uma instituição que vai vencer todas as suas dificuldades e superar todos os seus problemas –, finalizou o Conselheiro