A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está com inscrições abertas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas ocorrerão de 6 a 23 de outubro, das 14h às 17h, com a instrutora e especialista Sheila Aparecida de Miranda Colares. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site escoladigital.aleam.gov.br.
Segundo a gerente didático-pedagógica da Escola do Legislativo, Paloma Cavalcante, o objetivo é ampliar o acesso ao atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva.
“A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Libras como língua das comunidades surdas brasileiras e prevê que o poder público apoie seu uso e difusão como meio de comunicação”, destacou.
O módulo básico abordará temas como etiologia e prevenção da surdez, visão clínica e política da surdez no Brasil, alfabeto manual, datilologia, orientação, expressão facial e corporal, além de introduzir técnicas de tradução e interpretação da língua de sinais.
A instrutora Sheila Colares é graduada e especializada em Libras, com ampla experiência em instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Infraero, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e a Escola Judicial do TJAM.
As aulas serão realizadas na Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Na última semana do curso, o horário será das 14h às 16h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3183-4393.