Ir para o conteúdo

Escracho e bom humor marcam o Carnailha em Parintins

O Carnailha é uma expressão da identidade cultural de Parintins, no Amazonas. Tradicionalmente, o evento é realizado no domingo, segunda e terça de Carnaval.

Grupo Lagarto fez a alegria dos parintinenses - Fotos e vídeo: Adriana Brasil e Mário Adolfo/ BMA

(Parintins-AM) - Com muito humor, irreverência e escracho, o Carnailha, Carnaval de Parintins, levou à avenida Paraíba do Samba, no domingo de Carnaval, 12/02, milhares de foliões que se divertiram com marchinhas engraçadas das bandas que desfilaram na primeira noite.

Seis agremiações, algumas com mais  de 40 anos de folia, estão disputando o título do carnaval parintinense, que tem cabine de jurados e cronômetros para limitar o tempo do desfile - como nas grandes passarelas do país -, arquibancadas e camarotes lotados. Na primeira noite desfilaram os blocos Luminosas, 'Lagarto', 'Chitara' e 'Piratas'.

— A marca do Carnailha é que todos brincam, o povo vem pra rua. Brincam adultos, crianças, idosos - comentou o prefeito Bi Garcia, que assistiu ao desfile de camisa amarela pra não demonstrar preferência por nenhum dos bois.

Um outro traço do Carnailha  é a pegada LGBTQIA+, inclusive nas marchinhas com refrões de duplo sentido, como a das luminosas que diz “tem bicha  luminosa/ aqui nessa  Avenida/ tem bicha caprichosa/ tem bicha garantida…” , do Lagarto, ou ainda o refrão “come, come, come fresco …”, dos Piratas.

O escracho está no ar.

A festa

O Carnailha é uma expressão da identidade cultural de Parintins, no Amazonas. Tradicionalmente, o evento é realizado no domingo, segunda e terça de Carnaval.

O Carnailha surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região, movimentando a economia local com a geração de emprego e renda para centenas de parintinenses.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes