Ir para o conteúdo

Estado decreta emergência por conta da seca em 20 municípios

Governador Wilson Lima assinou quatro decretos relacionados à estiagem e às queimadas no estado

O governo do Amazonas assinou, nesta sexta-feira (05/07), quatro decretos relacionados à estiagem e às queimadas no estado. Entre eles, o de emergência por conta da seca nas calhas do alto rio Solimões, calha do Juruá e Purus, totalizando 20 municípios.

Segundo o governador Wilson Lima, nessas calhas, a população já sofre os efeitos da estiagem. "Nesses locais, os rios começaram a descer em abril, quando ainda deveria ter resquícios do período chuvoso. Eles estão abaixo da normalidade que se esperava. No rio Negro e Madeira temos uma condição de navegabilidade, ainda não há necessidade de decreto de emergência. Quando entrarem em situação de seca, vamos incluir no decreto", explicou o governador.

Por meio de decreto, o governo implementou o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Mudanças Climáticas, com a participação de 28 secretarias com serviços essenciais. Um segundo comitê será formado por membros de instituiçõs que vão orientar as ações de enfrentamento ponto de vista da ciência.

Queimadas

Outro decreto assinado é referente à emergência ambiental no âmbito do desmatamento e das queimadas. A medida abarca 22 municípios localizados na região Sul e Metropolitana de Manaus.

" Estamos no diálogo constante com o governo federal.  Conversei com a ministra Marina Silva, que se comprometeu em fazer uma reunião, para planejar e deliberar algumas ações", disse o governador.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes