A partir desta sexta-feira, 11/03, em todo o Amazonas não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais públicos. O anúncio foi feito nesta manhã desta pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil). Também foram liberados eventos em geral e público no estádio, sem restrição de horário e lotação. O decreto com as novas medidas deve ser publicado ainda hoje. A reportagem é do Portal Toda Hora.
A pandemia de Covid-19 completou neste dia 11 de março dois anos e no Amazonas, neste período, foram contabilizados 14.137 mortes, com a primeira morte sendo registrada em Manaus no dia 24 de março de 2020. De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)-AM), são 577 mil casos confirmados, sendo 286 mil em Manaus e 290 mil no interior.
A medida levou em consideração a diminuição do número de internações e mortes pela Covid-19, no Amazonas. De acordo com o governador, em março foram registradas apenas três mortes pela doença e dos 62 municípios do Estado, atualmente, 52 não apresentam nenhum paciente internado com Covid-19.
O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento da Covid-19 também flexibilizou outras restrições como a liberação dos eventos públicos e de torcedores nos estádios, sem limite de horário e lotação. A obrigação será apenas do esquema vacinal completo dos frequentadores.
O governador informou ainda que daqui a 20 dias uma nova medida será avaliada, não havendo aumento do número de casos. A intenção é desobrigar o uso da máscara também em locais fechados.
Fonte: Toda Hora