Ir para o conteúdo

Estudante de Manaus é ouro na Olimpíada Nacional de Filosofia

João Alexandre Sena de Alencar é estudante do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, de Manaus

João Alexandre Sena de Alencar com as medalhas

O estudante do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, de Manaus, João Alexandre Sena de Alencar,  conquistou medalha de ouro na da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), em Santa Maria (RS). A etapa aconteceu de 17 a 20 de outubro e também teve a participação de Jhoão Victor Lima Santos - ambos do 3º ano do ensino médio e acompanhados do professor Huerbert Santos.

Eles  já haviam conquistado ouro e prata na seletiva regional, realizada em junho, e viajaram até Santa Maria para participar da cerimônia de premiação e da seletiva nacional, onde João Alexandre conquistou a medalha de ouro.

A alegria do estudante do João Alexandre pela conquista da premiação vai ao encontro exato ao tema 'Felicidade', abordado por ele na competição. Ele falou da alegria e da tristeza pessoal em relação ao mundo.

“Esse tema já corroborava com uma das ideias que eu queria muito tratar que era a questão da felicidade. Um tema que eu acho importantíssimo. A forma como eu construí o argumento, ele de certa forma é um complemento muito bom pro primeiro texto que eu tinha feito, que é justamente o da olimpíada regional. Esse primeiro texto falava de liberdade. Se o homem tinha livre arbítrio. Ou se existiria um determinismo que faria com que o homem não tivesse escolha de nada. Eu ia trazer as duas potências do ser humano de inteligência e de vontade, que eu já tinha tratado no primeiro texto. Como o ser humano pode usar disso pra ser feliz”, explicou.

Jhoão Victor Lima Santos foi medalha de prata na etapa regional

A Filosofia

O professor Huerbert Santos é mestre de Filosofia do João Alexandre, que o acompanhou até o Rio Grande do Sul. De acordo com ele, o estudante sempre se destacou nesse campo de estudo.

“Sou professor do João Alexandre desde o 7⁰ ano do fundamental, ele sempre gostou muito de ler e se destacava no campo da Filosofia. Tem uma boa redação, desenvolve argumentos coesos com profundidade e lógica”, revela.

“Posso dizer que todos nós nascemos direcionados para a Filosofia, a criança é curiosa por natura e questiona as pessoas ao seu redor em busca de respostas e assim saciar a sede por conhecimento.
A Filosofia é a base de todo conhecimento, desenvolve no estudante a capacidade crítica-reflexiva gerando autonomia no livre pensar, além de levar o estudante a ser sujeito de sua própria história. Estudar Filosofia é um abrir caminho para o pensar, fazendo conexões com outros saberes como a sociologia, psicologia, língua portuguesa e até a temida matématico nas suas aplicações lógicas”. (Huerbert Santos)
Os participantes da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia
Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes