Desde a primeira edição, realizada em novembro do ano passado, a ExpoAmazônia Bio&TIC aqueceu o mercado da inovação e economia com números impressionantes: 16 mil pessoas prestigiaram os três dias de evento, que gerou R$ 2,5 milhões de negócios e 900 empregos diretos e indiretos. Não à toa foi eleito o melhor evento de inovação pelo Prêmio Jaraqui Valley, mas, além disso, a feira vem se consolidando como um importante vetor no radar de grandes organizações como o Einstein e o Instituto de Pesquisas e Tecnologia de São Paulo (IPT), que hoje têm filiais em Manaus.
"A satisfação em realizar, com ajuda de parceiros, um evento deste porte é poder olhar para trás e constatar os legados que a ExpoAmazônia Bio&Tic deixa para cidade. Neste contexto, eu destaco que um dos expositores, o IPT, foi - juntamente com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) - o responsável pelo retorno das atividades do CBA", observa Murilo Monteiro, diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus, organização realizadora do evento.
Murilo se refere ao consórcio formado pela fundação amazonense e instituto paulista, que foi o vencedor do edital para gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia.
A mudança no nome aconteceu em maio deste ano, por meio de um decreto do Governo Federal. Inaugurado em dezembro de 2002, o CBA agora tem personalidade jurídica própria e pode captar recursos públicos e privados para pesquisa.
A participação do Instituto de Pesquisas e Tecnologia de São Paulo na primeira edição da Expoamazônia Bio&TIC abriu portas para novas conexões do IPT, que estabeleceu filial em Manaus, a única do instituto fora do Estado de São Paulo.
"Viemos no ano passado, pois já vislumbramos o potencial do ecossistema de inovação da cidade, quando participamos da Expoamazonia, conseguimos uma grande divulgação e um ótimo networking.", relembra o gestor do IPT, Caio Perecin.
Caio também integra a equipe de gestores do CBA, juntamente com Elias Moraes e Carlos Henrique Souza. "Começamos a gestão em agosto deste ano e estamos realizando algumas reformas no prédio e construindo o planejamento estratégico, o plano de captação de recursos e o plano de comunicação. Temos atualmente pesquisadores trabalhando em 23 projetos e estamos buscando novos negócios para a região em seis eixos: Central Analítica, Produtos Naturais, Materiais e Energias, Tecnologia e Vegetal e Biotec Industrial", informou Caio Perecin, diretor de Operações no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Inovação & Saúde
Outro legado da feira para a cidade de Manaus está vinculado a uma das mais renomadas organizações de saúde do país, o Einstein, que tem um forte ecossistema de inovação e está estabelecendo um Centro de Inovação na capital amazonense.
“O Centro de Inovação Einstein em Manaus irá contribuir para o desenvolvimento de toda uma indústria de biotecnologia no Brasil, além de impulsionar o desenvolvimento de ferramentas que possam atender necessidades de saúde locais, contribuindo para gerar mais acesso equidade”, diz Rodrigo Demarch, diretor executivo de Inovação do Einstein.
A edição deste ano promete gerar outros grandes negócios e novos legados para a cidade, com expositores e trilhas de conhecimento, mercado e arenas, a Expo - que tem o tema Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo - representa a maior oportunidade que empresas, startups e institutos de pesquisas têm para conhecer as novas tendências do mercado de inovação e da economia verde.
"Nós, da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtempi, apoiamos porque os negócios gerados na Expo são muito valorosos para a Região Amazônica. Manaus vem abraçando os eventos de inovação e tecnologia e, mais do que isso tem oportunizado para os empreendedores momentos de compartilhamento, de boas práticas. A ExpoAmazônia Bio&TIC se colocou no calendário da cidade de Manaus trazendo figuras importantes de tomada de decisão, que podem virar a chave com relação aos recursos de pesquisa e desenvolvimento.", analisa o secretário municipal do trabalho, empreendedorismo e inovação, Radyr Gomes Oliveira Júnior.
A feira vai acontecer nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Studio 5 Shopping e Convenções. Confira a programação completa no https://expoamazonia.com ou baixe o app do evento para uma melhor experiência.
Sobre
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas - por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus - por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.