A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nessa segunda-feira (22/9), um avião vindo do Peru que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro. A aeronave pousou perto do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) e o piloto foi preso pela Polícia Federal (PF).
O avião foi detectado pelos radares da FAB após ingressar no espaço aéreo e um caça A-29 Super Tucano decolou para interceptar e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Segundo a FAB, a aeronave não tinha plano de voo, matrícula visível nem comunicação com os órgãos de controle aéreo, vindo a ser classificada como suspeita.
O piloto da Defesa Aérea tentou contato visual e por rádio, mas não obteve resposta da aeronave suspeita. Diante da recusa em seguir as ordens, foram feitos disparos de aviso. Como a aeronave não obedeceu, ela passou a ser considerada hostil, o que permitiu a aplicação do Tiro de Detenção, previsto na legislação.
Após a ação, o piloto suspeito pousou em uma área desabitada, a cerca de 30 quilômetros do município de Tefé. Um helicóptero levou agentes da PF até o local, onde o suspeito foi detido.

A FAB informou que a operação faz parte do combate ao tráfico de drogas em regiões de fronteira. A ação é integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e à Operação Ostium, que une Ministério da Defesa e órgãos de segurança pública.