Ir para o conteúdo

FAB intercepta no AM avião vindo da Venezuela com 380kg de maconha

Piloto lançou a aeronave na represa de Balbina, em Presidente Figueiredo, ao entrar ilegalmente no Brasil

Piloto lançou a aeronave na represa de Balbina, em Presidente Figueiredo - Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nessa quarta-feira (11/9), um avião bimotor vindo da Venezuela que transportava mais de 300 quilos de drogas. O piloto lançou a aeronave na represa de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

O avião entrou no país sem autorização no espaço aéreo brasileiro e foi identificado nos radares. A interceptação ocorreu com a utilização dos caças Super Tucano. Apesar das ordens para mudar de rota, o piloto desobedeceu à Defesa Aérea e optou por lançar o avião na represa de Balbina.

A interceptação ocorreu com a utilização dos caças A-29 Super Tucano, que foram acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Apesar das ordens para mudar de rota, o piloto desobedeceu à Defesa Aérea e optou por lançar o avião na represa de Balbina.

De acordo com a FAB, ele "desceu de forma não colaborativa para próximo à copa das árvores e lançou a própria aeronave nas águas da represa de Balbina".

Equipes da Polícia Federal foram acionadas e se deslocaram até o local por meio de um helicóptero Bell 412 para realizar a fiscalização em solo. A droga foi encontrada a bordo do avião submerso. No interior, policiais encontraram 380 quilos de maconha do tipo skunk.

Maconha do tipo skunk encontrada dentro do avião - Foto: Divulgação/FAB

"A ação faz parte da Operação Ágata Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), reforçando a atuação conjunta da FAB e dos órgãos de segurança pública no combate a ilícitos e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro", diz trecho da nota da FAB.

Até o momento, a FAB não informou se o piloto sobreviveu, foi preso ou conseguiu fugir. A investigação está em curso e deve apurar os detalhes do incidente e a identidade dos responsáveis.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes