Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (21/11) chamou atenção de trabalhadores, de motoristas e de quem circulam pelo bairro Distrito Industrial II, na zona Sul de Manaus, e expõe o domínio do crime organizado em áreas movimentadas da capital.
As imagens, gravadas por um morador, mostram um contêiner pichado com a frase “Abaixar o vidro, tirar o capacete”, atribuída a uma facção criminosa.
A pichação está localizada na avenida Cupiúba, uma via com intenso fluxo de veículos devido à proximidade com grandes empresas. E funciona como uma orientação dirigida a quem passa pelo local.
No vídeo, um homem demonstra preocupação e compara a situação de Manaus com o domínio de facções em favelas do Rio de Janeiro.
"Pega pra ti esse Rio de Janeiro, olha só o que os caras estão fazendo aqui perto da Valfilm, no Distrito dois -, narra o rapaz nas imagens", disse.
A ordem de baixar os vidros e remover o capacete é uma tática conhecida de facções para identificar e fiscalizar quem entra no território, garantindo que não haja a presença de policiais ou membros de grupos rivais disfarçados.
Até o momento, órgãos de segurança não se manifestaram sobre o caso.
Veja o vídeo: