A cidade de Envira, no interior do Amazonas, registrou uma série de ataques entre a noite de segunda-feira (29/09) e a madrugada desta terça-feira (30/09). Ônibus foram incendiados, prédios públicos depredados e veículos da frota municipal destruídos.
De acordo com informações preliminares, a ação teria sido uma retaliação à morte de dois adolescentes durante um confronto com policiais militares. Eles foram mortos em tentativa de assalto a uma casa lotérica no município (a 1.208 quilômetros de Manaus). Os adolescentes supostamente teriam ligação com o tráfico de drogas.
Vídeos que circulam em redes sociais mostram veículos queimados e residências atingidas. Entre os alvos estava também a sede da prefeitura, onde carros oficiais foram incendiados. O transporte público foi parcialmente suspenso por conta da destruição da frota.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), informou que determinou o envio de reforços policiais ao município. Até o momento, não há registro de prisões. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e as Polícias Civil e Militar ainda não divulgaram posicionamento oficial.
Os episódios ocorreram poucas horas antes da visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que esteve em Envira nessa segunda para inaugurar o novo porto da cidade, acompanhado de parlamentares e autoridades locais.
Veja os vídeos: