Ir para o conteúdo

Faltam 100 dias para o 57º Festival de Parintins

Diversos eventos estão inseridos na agenda mais concorrida da temporada, divulgada ao longo dos dias que antecede o festival

Nesta quarta-feira (20/03), inicia-se a contagem regressiva dos 100 dias que antecedem o 57º Festival de Parintins. Ensaios, inaugurações de intervenções artísticas, lançamento de toadas e eventos inéditos, estão na agenda oficial, até a realização do festival, nos dias 28, 29 e 30 de junho, na Ilha Tupinambarana (distante 369 quilômetros de Manaus).

O torcedor do Caprichoso e do Garantido e os que ainda não definiram a preferência pelo boi-bumbá, não perdem por esperar um calendário repleto de novidades, sendo este um dos diferenciais da maior festa da cultura popular do Brasil.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o primeiro evento que marca os 100 dias para o Festival acontece na sexta-feira (22/03), no Bumbódromo de Parintins.

“Nossa expectativa é de um festival grandioso, repleto de novidades ao longo desses dias. Do lançamento que acontece na sexta-feira, dia 22, no Bumbódromo de Parintins, aos ensaios que ocorrerão no Sambódromo, neste sábado, dia 23, passando pelos lançamentos das novas toadas, até a produção do novo mural na fachada do Bumbódromo”, cita o secretário.

“Além disso, estamos ansiosos para anunciar as atrações da Festa dos Visitantes, um dos momentos mais marcantes do evento, que fez sucesso no ano passado”, revela o secretário, lembrando da experiência de 2023, quando pela primeira vez, a festa de boas-vindas à ilha, aconteceu no Bumbódromo, com apresentações de atrações locais e nacionais.

O secretário ressalta a participação de todo o aparato do Estado, além de órgãos municipais e federais, empenhados em superar as expectativas dos visitantes que escolheram desembarcar em Parintins, na temporada bovina. “As secretarias do governo estão se preparando intensamente para receber o público na ilha e proporcionar a melhor experiência possível para os visitantes. Estamos dedicados a fazer desta edição um verdadeiro sucesso, como tem sido nas edições anteriores, com a marca do Governo Wilson Lima”, conclui.

Movimento nos galpões

A 100 dias do festival, os galpões do Caprichoso e do Garantido, estão a todo vapor na montagem das alegorias, contratação de pessoal e investimentos na infraestrutura.

Segundo o presidente do boi Caprichoso, Rossy Amoedo, o novo galpão que está sendo montado para abrigar a produção dos espetáculos representa um legado à comunidade, aos artistas e trabalhadores. “Hoje, a 100 dias do espetáculo, nós temos um projeto em mãos que é o fio condutor de um grande triunfo, de uma grande vitória, o triunfo dos nossos artistas, o triunfo do povo de Parintins, o triunfo do povo azul e branco”, reforça Rossy.

Do lado Garantido, o presidente Fred Góes destaca a nova estrutura do galpão, que recebeu praça de alimentação, além das reformas estruturais e a revitalização no entorno. “Tudo isso foi feito para que a gente possa preparar o nosso boi dentro de todos os padrões de cuidados técnicos, para que a gente faça um trabalho de alegorias com qualidade, excelência e que a gente chegue no festival e resgate esse título com toda preocupação com a qualidade que estamos tendo”, afirma Fred.

Ensaios no Sambódromo

Dentro dos 100 dias, os Ensaios dos Bumbás vão movimentar os sábados no Sambódromo de Manaus. O evento, incentivado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem entrada gratuita.

E para o primeiro ensaio, no sábado (23/03), no Sambódromo de Manaus, o público assistirá às apresentações com elencos dos dois bois-bumbás.

Após a estreia, a temporada de ensaios no Sambódromo segue, em revezamento, todos os sábados, até a Festa da Vitória, parando apenas no fim de semana do Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Acompanhe os eventos que antecedem o 57º Festival de Parintins, pelas redes sociais @culturadoam e no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br)

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes