Ir para o conteúdo

Festival Amazonas de Ópera será transmitido por plataforma de streaming #CulturaEmCasa

A plataforma tem três anos de existência e acumula 8,2 milhões de visualizações

Serão transmitidas quatro óperas por meio da plataforma - Foto: Divulgação

O 25° Festival Amazonas de Ópera (FAO) terá quatro óperas com transmissão gratuita pela plataforma de streaming #CulturaEmCasa nos dias 5, 7, 24 e 25 de maio. A parceria com o Governo do Amazonas tem por objetivo levar o festival a todos os lugares do mundo e oportunizar a população a acompanhar gratuitamente e on-line.

A plataforma é uma iniciativa do Governo de São Paulo, a primeira plataforma cultural gratuita de vídeo sob demanda e streaming do Brasil. Criada durante a pandemia, a plataforma se fixou de forma democrática e chega aos seus três anos com mais de 8,2 milhões de visualizações, cerca de 4,8 milhões de usuários de 5,5 mil cidades e mais de 170 países diferentes.

O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

Para o secretário de cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, a parceria é uma forma de oportunizar que milhares de pessoas assistam de forma gratuita, além de alcançar mais lugares do Brasil e do mundo.

“O FAO é uma excelente representação das grandes produções culturais amazonenses e, por isso, essa novidade de transmitir on-line é uma forma de oportunizar a população com a exibição gratuita de um dos marcos da nossa cultura”, afirma o secretário. “A parceria com a plataforma traz a possibilidade das nossas produções serem vistas por todo o Brasil e até em outros países. O FAO traz uma riqueza cultural enorme e tenho certeza que o público ficará encantado”, acrescenta Apolo.

De acordo com Nina Dutra, gestora da plataforma #CulturaEmCasa e coordenadora de Difusão Digital da Amigos da Arte, um dos objetivos do projeto é romper as barreiras geográficas e abraçar a pluralidade da cultura brasileira.

“A #CulturaEmCasa tem como função primordial a difusão cultural, a ideia era espalhar por cada canto de São Paulo e do Brasil a infinita riqueza cultural produzida aqui”, informa Nina. “E para interligar o Brasil nesse projeto de São Paulo, surgiu o programa Ponte Aérea, parceria com outras secretarias de cultura de estados brasileiros, que apresenta conteúdos incríveis desses outros estados, enriquecendo nosso olhar e nosso catálogo de cultura, rompendo os limites geográficos das produções culturais de São Paulo, e abraçando ainda mais a pluralidade da cultura nacional”, ressalta.

A representante da plataforma conta que transmitir o Festival Amazonas de Ópera já era um interesse antigo e que agora será concretizado.

“O FAO é um dos principais festivais de ópera da América Latina e já despertava nossa atenção desde o início da plataforma. Nós percebemos, desde então, a importância de ter esse marco importante da cultura brasileira disponível no nosso streaming e começamos a trabalhar em estratégias para fazer essa aproximação e agora o Amazonas representa o Norte brasileiro também dentro do nosso streaming”, diz Nina.

A parceria entre as produções culturais de São Paulo e do Amazonas tem por objetivo destacar as produções artísticas do estado e mostrar quatro óperas em 1 mês, com produções feitas na Central Técnica de Produção (CTP) de Manaus.

A gerente do #CulturaEmCasa ressalta ainda que o Festival pode se tornar uma nova tradição para a plataforma de streaming.

“Construímos uma base de audiência muito sólida, e a nossa plateia tem um hábito de consumo do nosso streaming que é muito engajado e comprometido. Temos certeza de que o FAO pode virar uma nova tradição da #CulturaEmCasa, assim como o Panorama #CulturaSP, o Ponte Aérea, os Originais #CulturaEmCasa e a Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo”, diz Nina.

Confira os dias de exibição

05 de maio, 20h, “Anna Bolena”

07 de maio, 19h, “O Contractador dos Diamantes”

24 de maio, 20h, “Piedade”

25 de maio, 20h, “Peter Grimes”

Mais informações podem ser encontrada nas redes sociais @culturadoam, Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/)  e #CulturaEmCasa (https://culturaemcasa.com.br/).

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes