O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, disse que o Festival Amazonas de Ópera (FAO) ficou um ano fora da programação da SEC devido à “escassez de recursos e susto pela crise que tomou todo mundo de surpresa”.
A retirada do festival em 2016 foi uma decisão do Governo do estado que, para sobreviver diante da crise que se abateu sobre o Estado brasileiro suspendeu todos os investimentos em todas as áreas menos saúde segurança e educação.
— Foi uma decisão administrativa do governo provocada por escassez de recursos –,disse o secretário.
Para adequar a programação do Festival de Opera, diante do cenário econômico, a SEC teve que fazer, já em 2017, uma série de adequações, como reduzir a duração do festival e quantidade de óperas e a retirada das apresentações externas na rua em Manaus e no interior para reduzir custos.
Robério disse ainda que a mudança de governo, caso se concretize a cassação do governador José Melo, não deverá mudar o planejamento da SEC.
— A política de cultura eh uma política de estado desde 1997. Entretanto eh preciso ter prudência manter os serviços à população e aguardar o desenrolar dos acontecimentos
A 20ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) será aberta neste domingo (7), às 19h, no Teatro Amazonas, com o Concerto Bradesco I, que contará com a participação do tenor brasileiro Thiago Arancam, num grandioso espetáculo que marca o início das comemorações pelos 20 anos do Festival e se soma às celebrações pelos 120 anos do Teatro, completados em 2016.
— Num país em que poucos eventos ou atividades artísticas passam do segundo ou terceiro anos, estamos comemorando os 20 anos do Festival Amazonas de Ópera. Isso tem algumas razões especiais, e uma delas é que não nos contentamos apenas em fazer a ‘importação’ das produções. Passamos a produzir, com todas as dificuldades, aprendendo, descobrindo, trazendo profissionais experimentados e formando pessoas aqui –, afirmou Robério Braga, que também é o diretor geral do FAO.
Ingressos
Os ingressos para o 20º Festival Amazonas de Ópera, que já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bestseat.com.br, estão com preços bem acessíveis em relação aos últimos festivais, com apresentações gratuitas e pagas, com valores que variam entre R$ 2,50, meia entrada, e R$ 60, inteira.