O Festival Folclórico de Parintins atingiu em 2025 um marco inédito ao reunir 19 patrocinadores, ultrapassando os resultados de 2024, que já havia sido considerado um ano histórico na captação de recursos para os bois Garantido e Caprichoso. O desempenho consolida o festival como um dos maiores eventos culturais do país também no quesito parcerias.
Segundo o diretor da Maná Produções, André Guimarães, o número de apoiadores do festival supera inclusive o registrado nos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo, que tradicionalmente atraem grande volume de patrocínios.
— Em 2025, graças a Deus, temos um resultado melhor do que em 2024, que havia sido o nosso melhor resultado em 24 anos. Isso demonstra que estamos no caminho certo — afirmou André em entrevista ao site AM Em Pauta.
O diretor destacou a dimensão do festival de Parintins, que, segundo ele, “encanta todo mundo” e mobiliza marcas e instituições públicas.
— Nosso festival mostra um talento, uma coisa tão maravilhosa, que encanta todo mundo. E cada vez mais oferece retorno a quem o veste mesmo. Estamos muito felizes, temos hoje 19 patrocinadores: três governos, 16 empresas, das quais 14 nacionais. Esse resultado supera o Rio, supera São Paulo no Carnaval. Estamos muito orgulhosos — completou.
Além do investimento privado, o evento também conta com apoio de governos municipais, estaduais e federal, garantindo estrutura para a realização de um dos maiores espetáculos de cultura popular do Brasil.
VEJA O VÍDEO
PATROCINADORES
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos de arena 2025: “É Tempo de Retomada” do Boi Caprichoso e “Boi do Povo, Boi do Povão” do Boi Garantido, ambos os Bumbás receberam o patrocínio de parceiros públicos e privados. São eles: o Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Coca-Cola Brasil, Mercado Livre, Esportes da Sorte, Brahma, Bradesco, Petrobras, Assaí Atacadista, Eneva, Azul Linhas Aéreas, Natura, Prefeitura Municipal de Parintins, Bemol, Gree, Vivo, Elma Chips, Samel Planos de Saúde, Cielo, InfoStore, Agência oficial: Maná Produções, Emissora Oficial: TV A Crítica e Apoio institucional da Amazonastur.
- Governo Federal (MINC + MINTUR)
- Governo do Amazonas (SEC)
- Coca-Cola Brasil
- Mercado Livre
- Esportes da Sorte
- Brahma
- Bradesco
- Petrobras
- Assaí Atacadista
- Eneva
- Azul Linhas Aéreas
- Natura
- Prefeitura Municipal de Parintins
- Bemol
- Gree
- VIVO
- Elma Chips
- Samel – Planos de Saúde
- Cielo
