Ir para o conteúdo

Festival de Parintins: inscrições para espaço acessível para PcDs começa no dia 6/5

São disponibilizados 30 lugares, cada um com direito a um acompanhante

Serão 15 vagas reservadas para residentes de Parintins e as demais oferecidas a todos os estados do país

As inscrições para o Espaço Acessível no 57º Festival de Parintins se iniciam no dia 6 de maio, de forma on-line. A fim de assegurar a inclusão para pessoas com deficiência (PcD) no evento, o Governo do Amazonas disponibilizará um espaço reservado no Bumbódromo, nas três noites de festa, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Cada PcD pode escolher um dia para assistir ao espetáculo.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com formulário disponível a partir das 8h, do dia 6 de maio, no site da Sejusc.

Serão disponibilizados 30 lugares para PcD, cada um com direito a um acompanhante. O diferencial deste ano é que não haverá inscrição presencial para os residentes de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), sendo todo o processo de forma on-line.

Serão 15 vagas reservadas para residentes de Parintins e as demais oferecidas a todos os estados do país. Os ingressos são intransferíveis e têm venda proibida.

O prazo de inscrição será de 6 a 10 de maio, com a análise de documentos pela SePcD nos dias 13 e 14 de maio, e a divulgação dos aprovados no dia 15 de maio.

A lista dos contemplados será divulgada na imprensa e nas redes sociais da Sejusc e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As orientações quanto ao recebimento da credencial serão feitas pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), por meio de contato informado no ato da inscrição, sendo de responsabilidade do beneficiário o acompanhamento de seus contatos informados.

Participação de crianças

Menores de 6 anos, ainda que acompanhados dos pais não podem entrar no Bumbódromo. A determinação obedece uma resolução da Portaria Nº 01/2024, de 15 de abril de 2024, da 2ª Vara da Comarca de Parintins, que proíbe a presença de crianças em eventos de grande porte.

Crianças entre 6 e 10 anos, somente serão classificadas, caso o responsável indicado no ato da inscrição seja o responsável legal, caso não sejam os genitores, anexar termo de guarda.

Para crianças menores de 14 anos em espetáculos de agremiações de boi-bumbá, em ambientes interno e externo, nos ensaios ou em festas privadas ou abertas ao público, a permanência está limitada até a 0h, desde que o dia seguinte não seja letivo, e até às 22h, quando o dia seguinte for letivo.

E para adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, a permanência está limitada até as 3h, desde que o dia seguinte não seja letivo, e até às 22h quando o dia seguinte for letivo.

Documentos

Para Pessoa com Deficiência:

· Identidade;

· CPF;

· Telefone para contato;

· E-mail para contato;

· Comprovante de Residência;

· Preferencialmente Carteira de Identificação de Pessoa com Deficiência (CIPcD) ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), caso o usuário não possua a carteirinha, poderá apresentar o Laudo Médico.

Para acompanhante:

· Identidade;

· CPF;

· Telefone para contato;

· E-mail para contato;

· Comprovante de Residência;

· Termo de Guarda (caso não seja o responsável legal da criança menor de 10 anos)

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes