Ir para o conteúdo

Festival de Teatro da Amazônia 2025 apresenta ‘Mojubá’ nesta quarta-feira

Espetáculo da Café Preto Produções Artísticas concorre na categoria “Jurupari Adulto”

Foto: Alex Costa

Nesta quarta-feira (08/10), o 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta o espetáculo “Mojubá”, da Café Preto Produções Artísticas, que concorre na mostra “Jurupari Adulto”. A sessão inicia às 20h, no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, com entrada gratuita. A classificação é de 16 anos.

Com concepção, atuação e direção da atriz premiada Correnteza Braba, a peça investiga o pertencimento dos povos de terreiro no espaço urbano, abordando o racismo religioso e o apagamento histórico dos terreiros na capital.

“Apresentar ‘Mojubá’ no palco do Teatro Amazonas é mais do que fazer teatro, é reafirmar a cidade de Manaus como uma encruzilhada de Exu e como um território de povos afrodiaspóricos”, afirma Correnteza Braba.

O projeto traz para a cena resultados da pesquisa acadêmica “Encruzilhada: ponto de partida para a criação performativa”, de 2021, que buscou criar experimentos estéticos e sonoros baseados na cultura negra de terreiro.

Em 2024, Correnteza Braba ganhou o prêmio de “Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie” no FTA, pelo espetáculo “Lágrimas Negras”, da Café Preto Produções.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de retornar ao Festival de Teatro da Amazônia e principalmente orgulhosos por levar o nosso trabalho que fala sobre sabedoria de terreiro e as filosofias do orixá Exu para o palco do Teatro Amazonas, que é um espaço emblemático para a nossa cidade, mas que na sua construção, traz um histórico de uso de mão de obra indígena, afrodiaspórica, migrante, que são povos que contribuíram não só para a construção da sua cidade, mas também para a espiritualidade negra e indígena”, pontua a artista.

“Essa felicidade aumenta mais por também saber que na programação desse ano existem muitos espetáculos de teatro negro e isso nos deixa feliz, entendendo o Festival de Teatro da Amazônia como um ponto importante para dizer o que as artes cênicas da Amazônia, da cidade de Manaus, estão criando, estão pensando como estéticas e como éticas”, completa Correnteza Braba.

Na ficha técnica, “Mojubá” conta com  Wellington Douglas na assistência de direção, Kanzelu Muka na preparação corporal, Marcelo Rosa e Mady na direção musical, Enos Lopes na percussão, Lia Benacom na assistência de produção, Francisco Ricardo na direção de arte, Paulo Martins na iluminação, Ariska Derìì no figurino e Coletivo das Liliths na provocação cênica. A dramaturgia é assinada por Kelson Succi e Correnteza Braba.

Trajetória
A Café Preto Produções Artísticas é gerida por jovens negros manauras e atua para a valorização da presença negra na promoção de eventos, debates e projetos artísticos com foco em memória, identidade e antirracismo.

Entre os destaques da produtora cultural estão os projetos "Às Margens de Seus Afluentes de Águas Negras”, de 2022; “Lágrimas Negras”, de 2023, indicada nas categorias de “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Espetáculo” e prêmio de “Melhor Atriz” para Correnteza Braba no FTA 2025; “Deusa Profana” e “Menino”, de 2024.

A produtora ainda realiza formações, residências artísticas e rodas de conversa com pesquisadores e artistas, além de ações comemorativas que reafirmam sua trajetória como espaço de trocas e fortalecimento da cultura negra.

Festival de Teatro da Amazônia 2025
Referência no Norte do Brasil, o FTA é realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Atelo e parceria com o Sesc Amazonas, Amazonas Shopping, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Projeto de Extensão de Teatro Lambe-Lambe.

Em 2024, o FTA ganhou o título de “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O evento que movimenta a cena teatral gera emprego e renda no estado, com quase 10 mil pessoas alcançadas e mais de 600 profissionais envolvidos.

A programação completa está disponível no site fetam.com.br e no perfil da Fetam no Instagram (@fetam.teatro).

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes