Shows, roda de conversa, oficina e exibição de documentários compõem a programação gratuita do primeiro Festival do Beiradão do Amazonas, que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto. A festa de encerramento, no Largo de São Sebastião, tem como atrações Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.
São quatro dias de atividades com foco na cultura, economia criativa e ações formativas. O evento traz a proposta de valorizar e fortalecer o beiradão como uma das principais manifestações culturais do estado, patrimonialização e política pública cultural, além de promover a preservação e a renovação através do intercâmbio entre gerações de artistas e do envolvimento da comunidade.
“O Festival do Beiradão, que propõe entretenimento, alegria, essa festa do interior para a capital, a cultura dos beiradeiros, também vai gerar política pública. O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, destaca o produtor cultural Paulo Moura, um dos organizadores do evento.
“Nós vamos fazer a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, com condução da superintendente Beatriz Calheiro, da técnica do Patrimônio Imaterial, Roberta Valin, e de outros pesquisadores e estudiosos do beiradão”, completa o coordenador geral do projeto.
Paulo Moura pontua que, durante a oficina, após a parte metodológica, acontece a formação dos grupos e apresentação de uma minuta sobre o documento inicial de patrimonialização do beiradão. A minuta foi elaborada com a colaboração do coordenador-geral do projeto, dos músicos Rafael Ângelo, Hadail Mesquita e beiradeiros que foram ouvidos durante o processo de pesquisa.
“Vamos apresentar uma minuta para abrir o debate junto ao Iphan e aos grupos que iremos formar de maneira organizada, para melhor entendimento e construção coletiva. A superintendente Beatriz Calheiro e a assistente técnica do Iphan Roberta Valin serão mediadoras na condução da oficina, tirando dúvidas e orientando os participantes”, explica o produtor cultural.
A primeira edição do Festival do Beiradão do Amazonas tem patrocínio do Manati Lodge e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Programação
No dia 19 de agosto, às 11h, tem sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em alusão aos avanços do beiradão como política pública cultural do estado do Amazonas. A iniciativa é do deputado estadual Sinésio Campos.
No dia 20 de agosto, das 8h às 12h, acontece a Mostra de Cinema do Beiradão, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14. O evento, com distribuição de pipoca e refrigerante, é aberto ao público.
Entre os documentários estão “Beiradão, O Ritmo do Interior”, com direção de Fidel Graça e co-direção de Luiz Almeida; “A Poética dos Beiradões”, de Rafael Ângelo; e “O Áureo da Música do Beiradão nas Rádios Manauaras na Década de 80”, de Paulo Moura.
No dia 21 de agosto, das 9h às 16h, tem a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, também na ESAT/UEA, com nomes como o músico e pesquisador Rafael Ângelo, o maestro Everaldo Barbosa, do Fórum Setorial de Música do Amazonas, a superintendente do Iphan Beatriz Calheiro, o produtor Paulo Moura e o músico Hadail Mesquita. A entrada é gratuita.
No dia 22 de agosto, das 17h às 22h, o Largo de São Sebastião recebe o público para o encerramento do Festival do Beiradão do Amazonas, com shows, barracas de comidas típicas e artesanato. Entre as atrações confirmadas estão Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.
Lançamento
Nesta quinta-feira (14/08), a partir das 19h30, acontece o lançamento do Festival do Beiradão do Amazonas, no Jápeto Bar e Restaurante, localizado na rua Ferreira Pena, 50, no Centro.
A festa conta com participações de Kaysa Marques, Sandrinha Pingo de Ouro, Beiradão dos Printes, Adrianinho Star, Xandy Pegada, Nayan Ferraz e a Onça, Jair Alves, Lico Magalhães e Banda e Os Tucumanus, com um especial ao beiradão.
Patrimônio cultural imaterial
O beiradão é reconhecido como patrimônio cultural imaterial desde 2023, através da Lei estadual nº 6.448, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Dia Estadual do Beiradão é celebrado em 3 de outubro no Amazonas, conforme instituído pela Lei Estadual nº 6.797, de 22 de março de 2024. As duas propostas são do deputado estadual Sinésio Campos.
O músico e compositor Hadail Mesquita tem uma cadeira na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Patrimônio Histórico, na Aleam, para representar o movimento beiradão.