Ir para o conteúdo

Filme “O Agente Secreto” tem sessão especial em Manaus

Longa-metragem premiado em Cannes vai ser exibido no lançamento do Festival Olhar do Norte 2025, no dia 16 de setembro

Foto: Divulgação

O longa-metragem “O Agente Secreto”, um dos seis finalistas que concorrem a uma vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026 e vencedor dos prêmios de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no 78º Festival de Cannes, vai ser exibido em Manaus, no lançamento do 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. A sessão especial para convidados acontece no dia 16 de setembro, às 20h30, no Kinoplex Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, 482, Chapada.

“Os ingressos gratuitos disponibilizados para o público esgotaram em 16 minutos. Quem não conseguiu garantir o bilhete online, ainda pode contar com a distribuição de senhas presenciais 30 minutos antes da sessão, por ordem de chegada, até a lotação da sala”, destaca Diego Bauer, curador do Festival Olhar do Norte.

O filme, que chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, traz Marcelo, vivido por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que foge de um passado violento e misterioso e sai de São Paulo para Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.    

No elenco também estão nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Thomás Aquino, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Robério Diógenes e Geane Albuquerque.  

A produção é assinada por Emilie Lesclaux,  é uma coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).

“É uma satisfação enorme trazer um filme com tantos prêmios no Festival de Cannes, de um cineasta com uma trajetória de anos de altíssima relevância, demonstra que o Olhar do Norte é um espaço de assistir em primeira mão a essas obras. Ficamos muito felizes de poder receber um trabalho que apresenta o quanto o Brasil descentralizou a sua produção”, afirma Diego Bauer.

“O Olhar do Norte é totalmente interessado nessa produção que vem de todos os estados do Brasil. É claro que Pernambuco é um lugar de referência há algumas décadas, mas ainda assim é um símbolo desse cinema pós-retomada, então é um privilégio exibir esse filme e acompanhar tanta procura, tanto interesse, é sinal que fazemos um trabalho que está chegando nas pessoas”, completa o curador.

Circuito de festivais
“O Agente Secreto” foi convidado para ser o filme de abertura do 34º Festival Biarritz Amérique Latine, na França, entre os dias 20 e 26 de setembro. É a terceira passagem no país onde fez sua estreia mundial, no Festival de Cannes, e ganhou quatro prêmios: “Melhor Direção” para Kleber Mendonça Filho e “Melhor Ator” para Wagner Moura, além do Prêmio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema e “Art et Essai”, da Associação Francesa de Cinema d'Art et d'Essai (AFCAE). O longa também foi exibido no Festival Cinéma Paradiso Louvre, com sessão gratuita e ao ar livre, nos jardins do Museu do Louvre.

O longa foi selecionado recentemente para o BFI London Film Festival, que acontece de 8 a 19 de outubro e reúne o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos. A exibição marca a primeira sessão do longa em território britânico.

A lista de festivais inclui AFI Latin American Film Festival, de 18 de setembro a 6 de outubro, nos Estados Unidos; 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, de 19 a 27 de setembro, na Espanha; 23º Festival de Morelia, de 10 a 19 de outubro, no México; Beyond Fest, de 25 de setembro a 9 de outubro, em Los Angeles; 63º Festival de Cinema de Nova Iorque, de 26 de setembro a 13 de outubro; e Wagner Moura será homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.

No Brasil, além do Festival Olhar do Norte 2025, “O Agente Secreto” tem passagem confirmada na abertura do Festival de Brasília, no dia 12 de setembro, Maranhão na Tela no dia 18 de setembro, CineBH em 23 de setembro, Cine Ceará em 14 de setembro e Festival do Rio, ainda sem data definida. O filme tem sessões no dia 10 de setembro no centenário Teatro do Parque, fundado em 1919, e no Cinema São Luiz, fundado em 1952 e parte da locação do longa, os dois espaços localizados no centro do Recife.

No 50º Festival de Cinema de Toronto (TIFF), que acontece até 14 de setembro, o filme foi exibido em uma sessão lotada, compondo a programação “Special Presentations”. A equipe do longa participou ainda do “Road to the Golden Globes”, que marca o início da temporada da 83ª edição do Globo de Ouro.

O filme já passou pelo Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, na competição do Festival de Cinema de Sydney, na Austrália e no 29º Festival de Cine de Lima - PUCP.

Olhar do Norte
Referência no Norte do País, o festival é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Em 2025, o festival recebeu 832 filmes inscritos para as mostras competitivas Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, além da mostra não-competitiva Olhinho.

Em seis edições, o Olhar do Norte já alcançou 5.200 pessoas presencialmente e 9.000 on-line, além de exibições de mais de 220 curtas em 4 mostras: Amazônia, Olhar Panorâmico, Olhinho e Outros Nortes, 14 longas convidados, 15 rodas de conversa, 20 sessões de debates, 14 oficinas formativas e 10 masterclasses.

O Olhar do Norte tem outras iniciativas, como o Olhar do Norte Lab, para capacitação de projetos audiovisuais e profissionais da área em Manaus, e o Cineclube Olhar do Norte, com foco na formação de público e o incentivo a novos realizadores.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes