Ir para o conteúdo

Filmes exibidos no Festival Olhar do Norte 2025 ficam disponíveis até sábado na Itaú Cultural Play

A plataforma gratuita de cinema brasileiro disponibiliza 30 produções audiovisuais

Foto: Divulgação

Os filmes exibidos no 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte seguem disponíveis até sábado (11/10) na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita do cinema brasileiro, com 30 produções da lista de convidados e das mostras Olhar Panorâmico e Amazônia.

O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smartTVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. O conteúdo da IC Play também está nas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.

“Ter a Itaú Cultural Play junto do Olhar do Norte na sétima edição é abrir ainda mais caminhos para o cinema amazônico, que é um dos nossos desejos desde a criação do festival. São histórias plurais, autênticas, que merecem uma visibilidade nacional”, afirma Hamyle Nobre, produtora cultural e uma das organizadoras do evento.

“É uma honra e uma alegria enorme dividir esse momento com a Itaú Cultural Play, é uma parceria que amplia horizontes. A exibição pela plataforma de streaming oferece uma oportunidade para quem não pode acompanhar o festival no Teatro Amazonas e também para quem não mora em Manaus, para ter acesso a essas produções”, completa.

O curador Diego Bauer reforça que a participação da Itaú Cultural Play levou o Olhar do Norte para outro patamar como um todo, uma vez que é a primeira vez que os filmes são exibidos on-line durante 20 dias após o evento.

“A sétima edição do festival foi a nossa maior edição em todos os níveis, seja de participação de público, da participação de representantes vindo de outros estados e da exibição on-line, isso serve como um parâmetro daqui para frente”, comenta Diego Bauer.

“Chegamos num lugar que nos alegra muito, conseguimos sentir esses filmes com uma repercussão maior, o festival com uma repercussão maior. É um fechamento simbólico dessa edição que vai ficar para sempre no nosso coração”, avalia o curador.

Exibição on-line
Da mostra Amazônia estão em cartaz “Bicicleta Amarela”, de Zeudi Souza, “DASILVA DASELVA”, de Anderson Mendes, “Nhandê”, de Begê Muniz e Elisa Telles, “Ticar Bodó”, de Luís E.S. Fernandes, “Entre As Nuvens”, de  Alex Pizano, “Mansos”, de Juliana Segóvia, “Me Leve no Esquecimento”, de Felippy Damian, “Noke Koi – A Festa de Um Povo Verdadeiro”, de Sérgio de Carvalho e Alexandre Barros, “Pálido Ponto Vermelho”, de Kalel Pessôa, Lucas Parijós e Arthur Oliveira, e “Planeta Fome”, de Édier William.

“A Bici de Ramon”, de Benjamin Mast, “Afetos que Transformam”, de Rafael Cesar, “Como Estamos Nós, Barruel”, de Marcelo Barbalho, “Da Aldeia a Universidade”, de Leandro de Alcântara e Túlio de Melo, “E Assim Aprendi a Voar”, de Antonio Fargoni, “Epifania”, de Juliana Lira, “Essa Cidade Se Esqueceu Como Se Planta”, de Mayara Sanchez, “Eu Vi Uma Visagem”, de Adson Colares, “Marcia Antonelli Das Palavras à Sobrevivência”, de Mariellen Kuma, “Memórias Fantasmas”, de Geandeson Mosini e Thiago Oliveira, “O Eremita”, de Juan Lopes, e “Só Por Hoje”, de Abhay Alberto representam a mostra Olhar Panorâmico.

Dos filmes convidados estão “Arroto”, de Juraci Júnior, “Mata-Gato”, de André Cunha, “O Brincante de Boi”, de Victor Kaleb e Fabiano Baraúna, e “Reagente”, de Bruno Bini.

Prêmio Itaú Cultural Play
Em 2025, além de expandir o festival para o streaming, a parceria entre a plataforma e o Olhar do Norte também contemplou um dos filmes da mostra Amazônia com o Prêmio Itaú Cultural Play. O vencedor foi o curta-metragem “Boiuna”, do Pará, dirigido por Adriana de Faria, que se consagrou como o grande destaque da noite de premiação, como “Melhor Filme”, “Melhor Atuação”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Som” e Menção Honrosa do Júri Jovem.

“Boiuna” traz mãe e filha em retorno a uma ilha no Pará e energias misteriosas passam a rondá-las. A produção recebeu também três prêmios no 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado em agosto. O curta levou os Kikitos de Ouro – nome dado à estatueta da premiação – de “Melhor Fotografia”, “Melhor Atriz” e “Melhor Direção”.

Olhar do Norte 2025
A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia foi realizada de 17 e 21 de setembro, em Manaus, pela Artrupe Produções, formada por Diego Bauer, César Nogueira, Hamyle Nobre e Victor Kaleb, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Cine Set, Itaú Cultural Play, e com apoio do Amazonas Shopping.

Neste ano, o Olhar do Norte recebeu 832 filmes inscritos para as mostras competitivas Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, além da mostra não-competitiva Olhinho.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes