A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus encontrou 19 pomadas capilares que não constavam da lista de produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de outras 43 com prazo de validade vencido.
A fiscalização foi realizada no sábado (31/1) pelos fiscais da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), em dois centros comerciais na zona Norte. A ação integra a campanha “Cabelo Seguro”, que fiscaliza o comércio de pomadas utilizadas para modelar, fixar e trançar os cabelos.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que os produtos foram retirados das prateleiras e apreendidos em depósito, ou seja, ficaram retidos nas próprias lojas onde foram encontrados. “A partir dessa apreensão, as lojas recebem um prazo de cinco dias úteis para comprovar a inutilização das pomadas que não estavam autorizadas pela Anvisa, bem como dos produtos vencidos. Esse processo é formalizado por meio de um certificado de destinação, um documento que atesta que os produtos foram descartados em conformidade com as normas sanitárias e ambientais”, disse.
Os funcionários dos estabelecimentos também receberam orientações da equipe, reforçando a necessidade de comercializar apenas produtos devidamente licenciados pela Anvisa.
O gerente de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, João Kinsey, ressaltou que a ação “Cabelo Seguro” vem sendo realizada desde 2023, ano em que foi registrado um surto de reações adversas provocadas pelo uso das pomadas modeladoras em diferentes regiões do Brasil. Entre os efeitos relatados estavam casos de cegueira temporária, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular, dor de cabeça e outros quadros mais graves.
“Desde então, a Prefeitura de Manaus vem fazendo um monitoramento rigoroso do comércio desses produtos, a fim de prevenir que pomadas de origem irregular possam expor a população a agravos. Esse monitoramento é intensificado nas semanas que antecedem o Carnaval, quando o consumo das pomadas costuma registrar um grande aumento”, completou o gerente.
Recomendações
Os consumidores devem utilizar apenas produtos da lista de pomadas autorizadas da Anvisa. Se houve uso recente de uma pomada modeladora, é necessário lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Caso o contato acidental com os olhos aconteça, é preciso lavar a área imediatamente, com água em abundância.
Diante de qualquer efeito indesejado, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Também é preciso informar o sistema de notificação da Anvisa, no endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR ou pelo sistema e_Notvisa: https://www.gov.br/pt-br/servicos/notificar-problemas-com-produtos-sujeitos-a-vigilancia-sanitaria.
Profissionais
Os profissionais também devem atentar para o comércio e utilização exclusivos de produtos da lista de pomadas autorizadas da Anvisa, bem como para o manuseio cuidadoso desse tipo de produto, que também pode trazer risco aos aplicadores.
Confira a lista das pomadas autorizadas pela Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas
Para mais informações, acesse o portal da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.