Ir para o conteúdo

Manaus registra mais de 156 mil infrações de trânsito por radares eletrônicos

Fiscalização intensificada e investimentos em sinalização contribuíram para reduzir em 29% as mortes no trânsito neste ano

A zona Oeste de Manaus foi a região com maior número de infrações registradas pelos equipamentos.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), registrou 156.761 infrações de trânsito por meio dos radares eletrônicos instalados na capital desde o início da operação dos equipamentos até o final de agosto deste ano. A intensificação da fiscalização, aliada a ações de educação para o trânsito, investimentos em tecnologia e melhorias na sinalização e infraestrutura viária, tem contribuído diretamente para a redução dos índices de violência no trânsito da cidade.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, os resultados positivos são reflexos de um esforço conjunto.

“A implantação da fiscalização eletrônica tem sido uma ferramenta fundamental para salvar vidas. Aliada às ações de educação no trânsito, reforço da sinalização e operações integradas, conseguimos reduzir os índices de acidentes graves e fatais. A meta da Prefeitura de Manaus é continuar investindo em tecnologia e infraestrutura para tornar o trânsito cada vez mais seguro para todos”, afirmou o gestor.

A zona Oeste de Manaus foi a região com maior número de infrações registradas pelos equipamentos. O radar instalado na avenida do Turismo com a avenida Thales Loureiro, no bairro Ponta Negra, lidera o ranking com 17.508 autuações. Em seguida, estão os equipamentos localizados na mesma avenida, no número 3.727, com 13.549 registros; ao lado oposto ao condomínio Mediterrâneo, com 11.664; na avenida Coronel Teixeira, em frente à 12ª Região Militar, com 10.860; e em frente à igreja 123 Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), com 10.406 infrações registradas.

O fortalecimento da fiscalização faz parte de uma estratégia mais ampla de segurança viária adotada pela prefeitura. De janeiro a 1º de setembro de 2024, Manaus registrou 236 mortes em acidentes de trânsito. No mesmo período deste ano, esse número caiu para 167, o que representa uma redução de 29% na letalidade. O levantamento também aponta uma queda de 9% nos atropelamentos, que passaram de 64 para 58 casos. Entre os motociclistas, grupo que historicamente concentra o maior número de vítimas fatais, a redução foi de 24%, caindo de 104 para 79 mortes.

Para ampliar a segurança no trânsito, o IMMU intensificou as operações específicas de fiscalização neste ano. Entre janeiro e julho, a operação “Cavalo de Aço”, voltada para motociclistas, realizou mais de duas mil abordagens, resultando em 615 autuações por infrações como ausência de capacete, condução sem habilitação e veículos sem condições de segurança. Mais de 80 motocicletas foram removidas durante as ações.

Já a operação “Carga Pesada”, que fiscaliza veículos de transporte de carga, contabilizou 1.430 abordagens no mesmo período e ultrapassou mil autuações por irregularidades como trafegar na faixa da esquerda em vias como a avenida Ephigênio Salles, pneus desgastados, cargas mal acondicionadas e licenciamento vencido. Ao todo, 70 caminhões foram removidos. Inicialmente concentrada no Distrito Industrial, a operação foi expandida para outras regiões da cidade, ampliando o alcance da fiscalização.

Além das operações, a Prefeitura de Manaus também tem investido na sinalização viária em diferentes zonas da cidade, promovendo mais segurança para motoristas e pedestres e contribuindo para a prevenção de acidentes.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes