Está aberta a agenda de visitação para o ano de 2026 do museu interativo Fonte do Saber. Voltado à educação ambiental, o projeto apresenta o ciclo da água em um ambiente que simula um laboratório de ciências, com atividades especialmente direcionadas ao público infantil. Escolas e instituições interessadas em conhecer o espaço já podem realizar o agendamento pelo e-mail responsabilidadesocial@aguasdemanaus.com.br. O acesso à Fonte do Saber é gratuito, e as visitas devem ser solicitadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
Desde a sua criação, o museu interativo já recebeu cerca de 2,5 mil visitantes. Durante as visitas, as crianças participam de palestras com foco em educação ambiental e de atividades interativas que demonstram como atitudes simples do dia a dia podem contribuir para a conservação do meio ambiente.
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, o espaço é uma oportunidade para compreender como funciona o saneamento e a importância do uso consciente desses serviços para a preservação da vida no planeta.
“Debater educação ambiental com as crianças é uma das missões mais importantes que temos. É a partir delas que conseguimos sensibilizar também os adultos sobre a importância do uso consciente da água e da utilização correta da rede de esgoto. Tudo isso é apresentado de forma lúdica, facilitando o aprendizado. Estamos abertos a receber escolas, instituições e grupos comunitários para trabalhar esse tema”, destaca a gerente.
Sobre a Fonte do Saber
Localizada na sede da Águas de Manaus, na Avenida André Araújo, nº 1981, bairro Aleixo, a Fonte do Saber é o primeiro museu interativo de ciências de Manaus. O espaço conduz os visitantes por diferentes ambientes, começando
por uma apresentação sobre o volume real de água doce existente no planeta e a parcela disponível para consumo humano.
Os grupos também conhecem as diferenças entre as redes de água tratada, esgoto e água pluvial, por meio de equipamentos que reproduzem os processos utilizados no tratamento de efluentes. A visita inclui ainda simulações que ajudam a compreender o consumo de energia nas unidades de tratamento de água e esgoto.
Outro destaque é o diorama com painéis que exploram a arte RGB, evidenciando o papel da população na preservação da vida no planeta. As paisagens apresentadas mostram contrastes da cidade de Manaus com e sem tratamento de esgoto.
Ao final das atividades, as crianças são convidadas a produzir desenhos sobre o que aprenderam durante a visita, reforçando de forma criativa os conceitos abordados.