Tão logo foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para atuar no incêndio ocorrido por volta das 13h deste domingo, 23/2, na rua São Lucas, do bairro São Lázaro, zona Sul da capital, a Prefeitura de Manaus montou uma força-tarefa entre os órgãos de apoio e proteção social para prestar auxílio às vítimas. Ainda não se sabe ao certo o número de residências atingidas, mas o levantamento inicial já contabiliza 12 casas atingidas, em sua maioria com perda total.
“Estamos concentrando o atendimento na igreja Bom Pastor, na rua Magalhães Barata, trazendo as famílias atingidas, algumas que perderam tudo e outras com danos parciais. Vamos fazer o levantamento socioeconômico de todas as pessoas atingidas e, conforme a necessidade, o encaminhamento para o auxílio-aluguel”, explicou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, que chegou ao local pouco tempo depois de ser comunicada do sinistro.
“O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também preside o Fundo Manaus Solidária, nos deram essa incumbência de ter a pronta-resposta da prefeitura em casos de desastres e grandes calamidades. Esse é o nosso papel principal, de atuar em prol das famílias em situações de crise e vulnerabilidade”, ressaltou Sampaio.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também atuam no local, com apoio de duas motolâncias e uma ambulância. “Os hipertensos, as gestantes, crianças, diabéticos, todos estão sendo monitorados pelo SAMU. Não tivemos nenhum caso de óbito ou lesão grave causada por queimadura. O atendimento se concentra nas pessoas que inalaram grande quantidade de fumaça”, finalizou a subsecretária municipal de Saúde, Adriana Elias.