Ir para o conteúdo

FPFtech apresenta novo Ensino Médio Técnico com foco em tecnologia e projeto de vida

Curso em tempo integral combina formação profissional, humana e conexão direta com o mercado

Foto: Leonardo Marinho

A FPFtech (Fundação Desembargador Paulo Feitoza) lança o seu Ensino Médio Técnico integrado à formação profissional com a proposta de oferecer uma educação que vai além do ensino técnico tradicional. Inserida dentro do Parque Tecnológico da FPFtech, a escola nasce conectada ao ambiente de inovação, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, aproximando os estudantes, desde o início da formação, da realidade do mercado de trabalho.

Com carga horária total de 4.800 horas, o curso funciona em tempo integral, das 7h30 às 16h, e conta com infraestrutura moderna, laboratórios de última geração e uma equipe pedagógica com experiência em educação técnica. A proposta curricular é alinhada às demandas da indústria e da tecnologia, com formação técnica voltada ao desenvolvimento de software e às tecnologias emergentes utilizadas no mercado.

Segundo a diretora educacional da FPFtech, Nancy Cavalcante, o principal diferencial da iniciativa está no contexto em que a escola está inserida. “O ensino médio técnico da FPFtech é a primeira escola a nascer dentro do parque tecnológico na região Norte e esse não é o nosso único diferencial. Quando nós pensamos a proposta pedagógica do curso, nós pensamos em algo que trabalhasse a formação do indivíduo”, afirma.

Além do ensino técnico, a escola inclui na grade curricular disciplinas como Educação Financeira, Empreendedorismo, Inteligência Emocional, Carreira e Mercado de Trabalho e Inglês. Nancy explica que a vivência dentro do parque tecnológico permite que os estudantes aprendam com profissionais que atuam diretamente no mercado.

“O nosso aluno vai aprender aqui porque vai estar tendo aula com os profissionais que atuam no mercado. Há 27 anos a FPFtech atua desenvolvendo tecnologia e esses profissionais vão estar aqui dando todo esse arcabouço de aprendizado”, disse.

A formação humana é estruturada a partir de um projeto pedagógico de longo prazo, que acompanha o aluno nos três anos do ensino médio. “No primeiro ano, nós vamos desenvolver o autoconhecimento, trabalhar a inteligência emocional. No segundo ano, o desenvolvimento em sociedade. E no terceiro ano, profissão, carreira e as oportunidades de mercado”, explica a diretora.

Nancy complementa que a educação financeira também precisa ser trabalhada com os alunos de forma progressiva. “No primeiro ano, o aluno aprende o básico da administração do dinheiro. No segundo, orçamento familiar e investimentos mais amplos. No terceiro ano, a questão de investimentos e aplicações, para fazer o dinheiro render mais”, detalha Nancy.

O empreendedorismo é outro eixo da formação, aproveitando a estrutura do parque tecnológico e da incubadora da FPFtech, a WIT. “Queremos apresentar esse universo para o nosso aluno, do empreendedorismo pessoal ao empreendedorismo de negócios, para que ele possa escolher o caminho que quer seguir com segurança”, adianta.

O projeto pedagógico inclui ainda programas de esportes, com parcerias para a prática de atividades físicas, além de um programa de idiomas com foco na fluência em inglês. “A gente entende que ao longo de três anos o aluno é capaz de desenvolver uma boa fluência no inglês, o que é essencial para o mercado de trabalho e para a área de tecnologia”, completa.

Para Nancy Cavalcante, a proposta reflete a missão institucional da FPFtech. “A gente acredita no desenvolvimento do indivíduo, acredita nas pessoas e sabe que todos são capazes de alçar grandes voos. A FPFtech está aqui para dar essa propulsão”, conclui Nancy.

Mais informações sobre o Ensino Médio Técnico da FPFtech e como realizar a matrícula podem ser encontradas diretamente no Whatsapp Oficial da Escola Tecnológica FPFtech, por meio do número (92) 98123‑9923.‬

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes