Ir para o conteúdo

FPFtech leva programação e inovação a mais de 60 jovens na 3ª edição do Rocket de Férias

Iniciativa gratuita promove imersão de uma semana e apresenta o universo da tecnologia e da programação a crianças e adolescentes durante as férias escolares

Foto: Leonardo Marinho/Uplink

A FPFtech (Fundação Desembargador Paulo Feitoza) realizou mais uma edição do Rocket de Férias, programa que convida crianças e adolescentes indicados por colaboradores da instituição para uma imersão de uma semana na cultura da programação e da inovação. A iniciativa, realizada durante o fim das férias escolares, reuniu mais de 60 participantes com idades entre 10 e 17 anos, proporcionando um primeiro contato com lógica de programação, algoritmos e conceitos tecnológicos em um ambiente educacional.

Para o professor Pedro Brantis, analista de sistemas e um dos instrutores do projeto, a experiência de ensinar jovens foi singular. “É muito incrível passar esse conteúdo para eles, porque tudo para eles é muito novo e eles veem aquilo como algo inovador. A gente consegue ver o brilho no fundo dos olhos deles quando eles entendem um novo conteúdo”, afirmou. Segundo ele, desenvolver lógica de programação vai além da área técnica. “Uma vez que você desenvolve lógica de programação, você desenvolve lógica para qualquer outra área”. Brantis considerou o programa uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os instrutores.

Segundo Ana Ferreira, Gerente de Pessoas da FPFtech, o Rocket de Férias representa uma combinação de aprendizado e voluntariado. “É o momento em que a gente oportuniza para os filhos dos colaboradores, parentes e amigos, em que eles possam aprender sobre programação, sobre tecnologia”, explicou.

Ferreira ressaltou o engajamento dos colaboradores como instrutores voluntários e a importância de oferecer conhecimento de forma lúdica durante as férias. “Eles aprendem de uma forma, brincando mesmo, porque conhecimento nunca é demais. A gente já está na terceira edição do Rocket de Férias e a gente fica muito feliz de receber esse público que é muito importante para o futuro”, reforçou Ana.

Aos 14 anos, o estudante Samuel Tomé, participante do programa, afirmou que o Rocket de Férias despertou seu interesse. “Eu nunca me interessei tanto por programação, mas eu achei o curso muito interessante, eu achei muito legal o método que o professor ensinava. Eu espero que no ano que vem, se tiver de novo, eu volte aqui. Se tiver algum curso técnico, eu gostaria de fazer também”, contou. Samuel também acredita que o que aprendeu pode ser útil no futuro. “Eu achei importante o que eu aprendi aqui. Talvez mais pra frente eu vou usar o que eu aprendi aqui durante essa semana”, pontuou.

Outro instrutor presente no programa, Fabrício Batalha, Product Owner na FPFtech, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de futuros profissionais da tecnologia. “Essa oportunidade que foi dada é muito importante pra todo mundo que tá querendo entrar na área da tecnologia, conhecer um pouco desse mundo da inovação. Eu creio que hoje é o pontapé inicial de todos esses jovens que vieram aqui nesse lugar”, afirmou. Batalha demonstrou otimismo quanto ao potencial dos participantes.“Tenho absoluta certeza que daqui sairão muitas pessoas para a nossa área de tecnologia, muitas pessoas notáveis”, salientou.

Sobre a FPFtech

A Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, sediada em Manaus (AM), focada em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica desde 1998. Com quase três décadas de atuação, a FPFtech desenvolve soluções em software, hardware, automação industrial, biotecnologia, sustentabilidade e tecnologias assistivas, além de capacitação profissional e projetos de impacto social. Seu complexo de inovação integra unidades como a WIT Incubadora, o BioAmazônia Tech Park, a Escola Tecnológica FPFtech e o Hawk Innovation Center, conectando startups, pesquisadores e empresas para fortalecer a bioeconomia e o ecossistema de tecnologia na Amazônia. A fundação também sedia parcerias estratégicas e programas educacionais, contribuindo para a formação de talentos e o desenvolvimento regional com foco na Indústria 4.0 e no futuro digital.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes