O titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, acompanhou a montagem dos seis monitores multiparamétricos e de quatro ventiladores pulmonares adultos no Hospital Universitário Francisca Mendes. Os itens fazem parte do investimento de R$ 1 milhão do Governo do Amazonas para equipar o centro cirúrgico e oito leitos de UTI da unidade hospitalar.
Além dos monitores e ventiladores, foram recebidos 130 acessórios dos equipamentos. Já a entrega de um novo ecocardiograma e de outros cinco ventiladores, que compõem o novo parque tecnológico de última geração do hospital, está prevista para os próximos dias.
De acordo com o secretário da Susam, o destaque dos equipamentos é o avanço tecnológico, que deve dar mais segurança na prestação dos serviços de assistência à saúde no Francisca Mendes. Os novos modelos de monitores, por exemplo, identificam o quadro geral do paciente em 20 segundos, enquanto a versão anterior levava em torno 1 minuto.
Resultados - As ações fazem parte da reestruturação do hospital, que passa pela melhoria da capacidade instalada e, consequentemente, por um aumento da oferta de procedimentos para reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgia.
De acordo com o secretário, com a restruturação, os avanços começaram a ser contabilizados já no mês de janeiro. Até o dia 20 deste mês, 34 cirurgias cardíacas tinham sido realizadas na unidade. No ano passado, em todo o mês de janeiro, foram apenas 31 cirurgias. Com o conserto das duas máquinas de hemodinâmica, 134 procedimentos também foram realizados desde o início deste ano, entre cateterismo, colocação de marca-passo, angiografia, arteriografia, entre outros.
Ao todo, foram adquiridos pela Susam, no final do mês de dezembro, nove ventiladores pulmonares, seis monitores multiparamétricos, oito sensores de SPO2 neonatais, 26 conjuntos de circuito completo infantil de traqueia do ventilador mecânico pediátrico, entre outros itens, num total de 146, para procedimentos cardíacos complexos.