Levantamento do instituto FSB Pesquisa sobre a corrida pelo governo do Rio de Janeiro, divulgado na sexta-feira (6), mostra que o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) é o favorito para vencer o próximo pleito eleitoral.
Segundo o estudo, o parlamentar tem 27% das intenções de voto. Freixo saiu do PSOL recentemente para se filiar ao PSB em uma articulação para derrotar o bolsonarismo no estado. Ele deve contar, inclusive, com o apoio do PT e do ex-presidente Lula.
Sem ter confirmado candidatura, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) aparece na segunda colocação, com 24% das intenções de voto.
O militar é seguido pelo atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que tem 9% e deve ser o representante do bolsonarismo no estado.
O quarto lugar, de acordo com a pesquisa, é do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), que soma 8%. Fecha a lista o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, com 2% das intenções de voto. Santa Cruz deve sair candidato com o apoio do atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD).
24% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto outros 6% ainda não sabem ou não responderam.
Sem Mourão
O levantamento simulou ainda um cenário sem Mourão no páreo. Nesta condição, a candidatura de Freixo ganha ainda mais impulso e o deputado chega a 34%, contra 17% de Castro, 12% de Neves e 5% de Santa Cruz.
O estudo foi realizado ao longo do mês de julho.