Ir para o conteúdo

Garimpeiro grava vídeo antes de morrer em explosão de draga no Amazonas

A vítima teria retornado ao local onde uma draga havia sido incendiada durante uma operação contra o garimpo ilegal na região de Japurá

Vítima da explosão com o amigo no garimpo ilegal - Foto: Reprodução

Horas antes de uma explosão fatal, um garimpeiro gravou um vídeo comemorando a sobrevivência de um equipamento usado no garimpo ilegal após uma operação militar. O registro, que circula em aplicativos de mensagens, mostra o homem agradecendo a Deus por não terem destruído a “ponteira” de sua draga, usada na extração mineral. A matéria é do portal Tucumã.

“Olha que bênção de Deus! Não acharam a ponteira, a nossa máquina aqui, ó. Graças a Deus!”, diz ele sorridente. Em seguida, ele abraça um colega e afirma: “A gente vai ficar para sempre na história, para sempre", declarou.

0:00
/

A alegria registrada no vídeo durou pouco. Ainda na quarta-feira (4), o garimpeiro morreu após uma explosão na mesma draga, na comunidade ribeirinha do Poré, em Japurá (a 744 quilômetros de Manaus). A região é conhecida por intensa atividade de garimpo ilegal, muitas vezes em áreas remotas e de difícil fiscalização.

Segundo moradores, a vítima teria retornado ao local da draga destruída, supostamente para tentar resgatar algo, quando foi surpreendida por uma explosão repentina. Há suspeitas de que dinamites usadas na atividade garimpeira ainda estivessem armazenadas na embarcação.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem gravemente ferido, com queimaduras extensas, sendo socorrido por ribeirinhos. Ele foi colocado em uma canoa e levado às pressas para o hospital mais próximo, mas não resistiu aos ferimentos.

A operação contra o garimpo ilegal na região está sendo conduzida pela Polícia Federal e o Exército Brasileiro, com foco na destruição de estruturas usadas em extrações clandestinas.

A identidade completa da vítima ainda não foi oficialmente divulgada.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes