O General de Exército Guilherme Teóphilo filiou-se ao PSDB do Ceará. De acordo com o site cearense Focus, o ex-comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA) tem chances de se candidatar ao governo do Estado do Ceará já nas eleições deste ano.
“O ato se deu pelas mãos do senador Tasso Jereissati. Não é uma filiação qualquer. Trata-se de um general de quatro estrelas (só há sete no País) com um currículo militar de referência”, afirma o Focus.
Teóphilo Deixou o CMA em 2016 e é apaixonado pela Amazônia. Há algumas semanas encontrou em Brasília o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) e chegou a conversar sobre a possibilidade de disputar o cargo de deputado federal pelo Amazonas.
Mas os laços cearenses falaram mais altos. Nascido no Rio de Janeiro em 1955, Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira pertence a uma linhagem de militares cearenses (seu pai era o general de brigada Manoel Theóphilo Gaspar de Oliveira Neto). Com um ano, foi morar em Fortaleza e foi aluno do Colégio Militar.
Integrante do comando que planejou a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, agora o general deve se aventurar na política.