Policiais civis do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, na tarde da última terça-feira (14), um trio envolvido no tráfico de drogas na zona sul de Manaus. O principal alvo da operação foi Blendon de Sousa Campos, conhecido como “O BL”, apontado como gerente do tráfico na zona Sul da capital amazonense.
“Identificamos o suspeito Blendon, que foi flagrado ostentando um fuzil AK-47 no Morro da Penha, no Rio de Janeiro. A partir disso, nossas equipes iniciaram um monitoramento detalhado de seus passos, o que nos permitiu qualificá-lo e compreender sua rotina. Assim que soubemos que ele retornaria a Manaus, intensificamos as diligências para acompanhar seus movimentos e identificar os locais que ele costumava frequentar na cidade”, explicou o delegado Cícero Túlio.
As investigações apontaram que Blendon era responsável por coordenar parte das atividades criminosas na zona sul de Manaus. De acordo com a polícia, ele era considerado uma figura de confiança dos conselheiros de uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas local.
Durante a operação deflagrada na terça-feira, os policiais interceptaram uma entrega de entorpecentes realizada por Guilherme Wallace Regis do Santos, outro integrante do grupo. A apreensão ocorreu nas proximidades da Avenida Carvalho Leal, onde foram encontrados tabletes de drogas. Pouco tempo depois, a polícia localizou o veículo conduzido por “O BL” no bairro de Flores, onde mais entorpecentes foram apreendidos.
Na abordagem, Blendon revelou que outros narcotraficantes estavam em posse de mais drogas e munições em outro local. Com base nas informações fornecidas, a polícia seguiu para a residência de Baddio Feitosa Abecassis, conhecido como “O Bagio”, onde foi feita a prisão do comparsa e a apreensão de dezenas de munições calibre 9mm, mais entorpecentes e balanças de precisão.
O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munição de uso restrito. Após os procedimentos de praxe, os envolvidos serão encaminhados à audiência de custódia e, em seguida, ficarão à disposição da Justiça.
Rio de Janeiro
De acordo com o delegado, a parcipação dos integrantes do narcotráfico na região metropolitana de Manaus frequentemente se estende aos morros do Rio de Janeiro. “Essa movimentação visa promover alinhamentos e materializar comandos repassados. A prisão desse indivíduo, que é o braço direito de um traficante, dificulta ainda mais essas práticas criminosas. Acreditamos que, ao retirar do circuito pessoas envolvidas, estamos contribuindo significativamente para a segurança pública”, concluiu o delegado.