Marcada pelo resgate do protagonismo institucional, a atual gestão da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) tomou posse, nesta sexta-feira (19/09), para exercer o segundo mandato consecutivo. No biênio 2025-2027, o foco será consolidar o planejamento estratégico que teve início há dois anos, voltado ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Reeleitos por ampla maioria, o diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Júnior, e a coordenadora de Qualidade, Profa. Dra. Samantha Pinheiro, foram empossados pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib. A cerimônia, que deu posse aos novos gestores e coordenadores de curso eleitos nas unidades da capital e do interior, ocorreu no Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez, no Centro de Manaus.
“Este novo ciclo inicia após dois anos intensos e transformadores, quando arrumamos a casa, reconstruímos a infraestrutura, fortalecemos o tripé ensino-pesquisa-extensão e, sobretudo, cuidados das pessoas que fazem a EST. Com apoio da Reitoria, continuaremos avançando e construindo a escola que a nossa comunidade sempre sonhou e merece”, disse o diretor empossado.
Desde setembro de 2023, a EST/UEA resgatou seu protagonismo no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da região. Paralelamente, o bem-estar da comunidade acadêmica se tornou prioridade no ambiente interno, a partir de diferentes intervenções e feitos pioneiros em áreas como infraestrutura, segurança, inclusão e qualidade de vida de estudantes, professores e servidores.
“Nos últimos dois anos, um de nossos objetivos centrais foi tornar a EST mais humana e acolhedora, garantindo que estudantes, professores e servidores se sintam valorizados e apoiados. Sabemos que esse cuidado impacta diretamente na qualidade do ensino e inovação que desenvolvemos para a sociedade, e neste novo mandato vamos continuar fortalecendo esse trabalho”, afirmou a coordenadora de Qualidade.
Reconstrução
Na atual gestão, todos os setores da EST/UEA passaram por reestruturação, incluindo: reforma de salas de aula com novo mobiliários e equipamentos; revitalização do sistema viário; criação da arena esportiva e do estacionamento de docentes; ampliação do efetivo de seguranças e catracas com biometria facial; segurança energética, pintura geral, novos banheiros e reforma de telhados.
No biênio 2023-2025, oito novos laboratórios foram inaugurados, além da modernização dos já existentes com novos computadores e outras reformas. Após 20 anos, a escola ganhou internet dez vezes mais rápida. Outro marco foi a certificação do Laboratório de Ensaio de Produtos (LabEP) pelo Inmetro, o primeiro de uma universidade pública da região Norte, em evento com a presença do vice-governador Tadeu de Souza.
Qualidade acadêmica
A partir do suporte da atual coordenação de Qualidade, a EST/UEA tem conquistado avanços históricos no ensino desde 2023. Alcançou a nota máxima nos cursos de Engenharia de Controle de Automação e Engenharia Elétrica, após avaliações externas do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE).
Além de elevar as notas em cursos estratégicos para a formação de novos profissionais e para o Polo Industrial de Manaus (PIM), as avaliações de outras graduações avaliadas foram mantidas, ou seja, não houve rebaixamento. Na pós-graduação, a EST/UEA também obteve o aumento de 150% na oferta de cursos, incluindo dois novos doutorados e um mestrado.
Acolhimento
Ainda na atual gestão, a EST/UEA fez investimentos em ações sociais e no bem-estar de sua comunidade, refletidos no salto de 420% nos atendimentos psicopedagógicos. Foram criados o Espaço Saúde - que já recebeu duas edições da campanha #VacinaEST, em parceria com a Prefeitura de Manaus - e a nova sala do Núcleo de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (Nipne).
Toda a comunidade acadêmica tem acesso a aulas gratuitas de boxe, duas vezes por semana. Para o público feminino, a atual gestão da EST/UEA já promoveu cursos de defesa pessoal para mulheres e ações de autocuidado. Fortalecendo o compromisso ambiental, lançou o programa ReflorESTe, que promove o plantio de espécies frutíferas no entorno da escola.
Impacto social
Tecnologias desenvolvidas na EST/UEA passaram a subsidiar as ações governamentais. Desde 2024, os dados da plataforma Selva, que monitora a qualidade do ar, temperatura e queimadas, e do Laboratório de Modelagem do Sistema Climática Terrestre (Labclim), são usados pelo Governo do Amazonas no enfrentamento dos períodos de cheia e seca dos rios.
A EST/UEA voltou a integrar o calendário nacional e internacional de eventos acadêmicos e de CT&I, tendo sediado o SBGames 2024 e outros três eventos simultâneos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e também as conferências do MCTI, do governo federal, com a presença da ministra Luciana Santos e do governador Wilson Lima.